Logo O POVO+
85 PMs farão segurança de pontes e viadutos hoje e amanhã
CIDADES

85 PMs farão segurança de pontes e viadutos hoje e amanhã

| OPERAÇÃO | Desde o início da onda de violência, pelo menos nove ataques tiveram essas estruturas como alvos
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A Operação Pontes e Viadutos disponibilizará um efetivo de 85 policiais militares entre as 18 horas de hoje e as 6 horas de amanhã. É o que informa o Boletim do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE) publicado ontem. Após 16 dias da onda de atentados no Ceará, foram contabilizados pelo menos nove ataques contra esses tipos de estrutura no Estado, além de três tentativas.

 

O viaduto na rua Doutor Joaquim Bento, sobre a avenida Washington Soares, no bairro Messejana, foi alvo de criminosos duas vezes. No dia 4, o Esquadrão Antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) chegou a recolher material explosivo não detonado. Seis dias depois, o mesmo viaduto foi alvo de explosão.

 

O POVO percorreu ontem alguns pontos para acompanhar como é feita a proteção das estruturas viárias. No viaduto sobre a Washington Soares não havia policiamento. Segundo uma mulher que trabalha próximo ao local, uma viatura costuma ficar apenas no período da noite, desde o ataque. "Eu me sinto mais segura. Tem gente que não. Vai de opinião. Mas acho que diminui pelo menos o risco de assalto", avalia.

 

Na Parangaba, agentes da Força Nacional faziam guarda em locais como o Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira (Frotinha da Parangaba), em sede de empresa de ônibus e dentro do terminal de integração, que fica ao lado da estação da Linha Sul do metrô, onde suspeitos explodiram a base da estrutura na madrugada do dia 10, sem maiores danos.

[FOTO2]

O POVO solicitou à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) o número oficial de ataques a pontes e viadutos, pessoas presas envolvidas nesses casos, bem como tem sido estruturado o monitoramento dos locais. A pasta respondeu que "informações sobre o esquema de segurança em prédios e construções públicas possuem caráter sigiloso e estratégico, não sendo viável o repasse de dados".

 

O primeiro ataque a estrutura viária durante a atual série de atentados no Estado foi na madrugada do dia 3 de janeiro, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Um grupo criminoso tentou explodir uma pilastra que sustenta o viaduto na BR-020.

 

Entre outras ações do tipo, na noite do dia 16, foi registrado ataque à passagem sobre o canal no cruzamento das ruas Chile e Tim Maia, na Bela Vista. Três noites antes, criminosos tentaram destruir uma ponte no Bonsucesso.

 

Artefatos que seriam usados contra a ponte da Barra do Ceará também foram apreendidos próximo ao Pirambu pelas Forças de Segurança, no dia 8. Outro atentado frustrado visava viaduto no Conjunto Esperança, onde explosivos foram deixados no dia 10.

O que você achou desse conteúdo?