Logo O POVO+
Operação do corredor expresso da Aguanambi interrompida temporariamente
CIDADES

Operação do corredor expresso da Aguanambi interrompida temporariamente

| Transporte público | Suspensão da operação se deve aos ataques em Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CORREDOR expresso da Aguanambi, em operação normal, deve ter nove linhas circulando  (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES CORREDOR expresso da Aguanambi, em operação normal, deve ter nove linhas circulando

A incerteza sobre possíveis novos ataques a ônibus em Fortaleza fez pausar temporariamente a operação assistida do corredor expresso da avenida Aguanambi. Até a semana passada, estavam em funcionamento duas das nove linhas de transporte coletivo previstas para trafegar exclusivamente pelo corredor.

À época da entrega das estações, há duas semanas, a Prefeitura havia dito que a inserção das linhas restantes seria feita de forma gradativa até o fim do mês.

Embarque e desembarque das linhas 026 (Antônio Bezerra/Messejana) e 226 (Expresso Antônio Bezerra/Messejana) estão sendo feitos, por enquanto, pelos abrigos convencionais da avenida. Não há ainda estimativa de retomada da operação, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

O que se sabe é que, assim como foi dito há duas semanas, as sete linhas restantes devem ser inseridas progressivamente após a conclusão da fase assistida.

Antes mesmo do início dos atentados na Cidade, há uma semana, as duas praças que completam o pacote de requalificação da Aguanambi continuavam em obras, apesar da inauguração feita pela Prefeitura no dia 28 de dezembro. A situação deve permanecer pelo menos até o fim deste mês de janeiro.

Faltam, de acordo com a Secretaria da Infraestrutura do Município (Seinf), intervenções de paisagismo, irrigação e iluminação, além da urbanização e da instalação de contêineres na praça reformada em frente à sede do Grupo de Comunicação O POVO (GCOP).

Na semana passada, o coordenador de Planejamento da Etufor, Miguel Guimarães, havia dito ao O POVO que a operação assistida do corredor expresso da Aguanambi serve, principalmente, para avaliar a necessidade de correções de automação nas estações. Ele estimava que todas as nove linhas já estariam, ao fim desta semana, em pleno funcionamento.

Além das linhas 026 e 226, devem passar pelo corredor expresso as linhas 073 (Siqueira/Praia de Iracema), 078 (Siqueira/Mucuripe, aos fins de semana), 600 (Messejana/Frei Cirilo/Expresso), 609 (Cidade dos Funcionários/Sítio São José), 649 (Cidade dos Funcionários/Sítio São José /CMR), 650 (Messejana/Centro/BR Nova/Expresso) e 660 (Conjunto Palmeiras /Centro).

O que você achou desse conteúdo?