PUBLICIDADE
Jornal

Jijoca de Jericoacoara aprova lei que proíbe uso de canudos de plástico

| em estabelecimentos | Medida é inédita no Ceará e visa a preservação da natureza

Canudos plásticos (Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Canudos plásticos (Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil (Foto: MARCELLO CASAL JR / AGÊNCIA BRASIL)

A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara aprovou na última sexta-feira, 4, projeto de lei que proíbe o uso de canudos de plásticos em estabelecimentos. Com isso, apenas artefatos feitos de papel biodegradável e/ou reciclável serão permitidos no município. A nova regra é inédita no Ceará e tem prazo de 90 dias para entrar em vigor.

Assinada pelo prefeito Lindbergh Martins, a medida visa preservar o meio ambiente, já que o plástico demora mais tempo para se decompor na natureza.

O não cumprimento da lei acarretará em multas, que serão aplicadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente. A fiscalização será realizada pela Secretaria da Saúde e pela Vigilância Sanitária de Jijoca de Jericoacoara.

"Temos que aprofundar esse tipo de projeto. Jijoca tem uma população flutuante muito grande e nem todo mundo tem educação ambiental, pois, por mais que seja apenas um canudo, sabemos o quão isso pode afetar e ser doloroso para os animais", afirmou o prefeito, destacando que somente Rio de Janeiro e Fernando de Noronha, em Pernambuco, já adotaram tal medida. "Estamos fazendo nossa parte", assegurou.

Wanderson Trindade