Logo O POVO+
Teste do plano de caminhabilidade de Fortaleza deve ser iniciado este mês
CIDADES

Teste do plano de caminhabilidade de Fortaleza deve ser iniciado este mês

| Mobilidade Urbana | Monitoramento servirá para aprimorar iniciativa desenvolvida para a Capital. A entrega da fase preliminar do plano está prevista para março de 2019
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Fortaleza tem trabalhado desde setembro de 2017 para que a estrutura para caminhar na cidade seja menos hostil. A Prefeitura se comprometeu a entregar, em dezembro deste ano, a primeira fase do projeto-piloto do Plano de Caminhabilidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). O objetivo é garantir aos pedestres "um caminhar agradável e sem obstáculos".

 

A Seuma informa que o projeto será implementado como teste no bairro da Parangaba, na avenida Carlos Amora (continuação da Silas Munguba) e no entorno do terminal da Parangaba. Por meio do monitoramento do local, a eficácia da iniciativa poderá ser comprovada e o plano estendido para toda a Capital, por meio da aplicação do Plano Municipal de Caminhabilidade de Fortaleza (PMCFor). "A ideia é que o plano funcione como elemento norteador para os novos projetos da Prefeitura de Fortaleza", diz a pasta, em nota.

[FOTO3]

Para obter melhorias, alguns critérios serão levados em consideração. As calçadas devem ser padronizadas, sem desnível e acessíveis a todos. É importante que os caminhos tenham bancos com encosto, lixeiras e bebedouros, além de áreas com cobertura. A arborização e paisagismo são essenciais para estimular as pessoas a caminharem, já que proporcionam conforto térmico. Ainda, questões como a velocidade dos carros e o tempo de espera entre os semáforos devem ser consideradas por afetarem diretamente os transeuntes.

 

O Plano de Caminhabilidade está sendo desenvolvido em parceria com instituições privadas e deve ter sua fase preliminar entregue em março de 2019. A partir de então, a Seuma diz que serão realizadas consultas públicas para que a população opine sobre as mudanças e a experiência com o Plano adotada.

 

CONCEITO

 

O termo walkability ou Caminhabilidade, em português, é um conceito que, aos poucos, vem sendo experimentado pelas gestões públicas. No geral, refere-se ao quanto determinada área é propícia para transitar a pé.

O que você achou desse conteúdo?