Logo O POVO+
Mutirão de combate ao Aedes aegypti promove ação no bairro Bom Jardim
CIDADES

Mutirão de combate ao Aedes aegypti promove ação no bairro Bom Jardim

| Saúde | Agentes de endemias fazem visitas domiciliares e orientam sobre como acabar com os focos do mosquito
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A Operação Inverno, promovida em Fortaleza pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou ontem um mutirão para intensificar o combate e a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O bairro Bom Jardim foi o local escolhido por ser uma das 30 áreas identificadas pela SMS com índices mais elevados de infestação e transmissão das arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos.

 

Realizada há seis anos em Fortaleza, a Operação Inverno, em 2018, conta com 1.200 profissionais para identificar criadouros e focos do mosquito nas residências. Na ação, ocorrem visitas domiciliares, recolhimento de pneus e lixo, apresentações lúdicas e exposições educativas sobre o ciclo biológico do mosquito. O objetivo é conscientizar a população.

 

De acordo com Nélio Morais, coordenador de Vigilância em Saúde da SMS, esse período do ano, em que as chuvas de pré-estação começam a ser registradas, é o momento que a prevenção deve se intensificar. "Essas chuvas potencializam a reprodução do mosquito, o que aumenta o risco de proliferação do vírus".

 

O coordenador ainda destaca a incerteza sobre como as doenças transmitidas pelo mosquito afetarão a população em 2019. "Como em 2018 não foi um ano em que as arboviroses se manifestaram em um grau tão elevado, essa ação serve como alerta para que a população fique atenta aos cuidados para prevenir endemias".

 

Nélio Morais também ressalta a importância de uma atuação conjunta entre o governo, as organizações e os cidadãos. "Não podemos esperar que apenas o governo resolva uma situação complexa como a dengue e as outras arboviroses. Precisamos conscientizar e envolver a todos nesse combate".

 

Encontrado principalmente em domicílios, o Aedes aegypti pode estar em tanques, potes, ralos, vasos de plantas, calhas, e qualquer local ou recipiente que contenha água parada. Por isso, os agentes de endemias procuram vistoriar as casas à procura de focos do mosquito. O supervisor de endemias Francisco Márcio aconselha que cada cidadão tome medidas de prevenção para garantir a não proliferação do inseto. "Ter plantas sempre em vasinhos com areia, ralos com telas de nylon, principalmente nos menos usados, manter a caixa d'água vedada, são formas de impedir que o Aedes se reproduza".

 

Maria do Rosário, dona de casa e moradora do Bom Jardim, acredita que ter profissionais alertando quanto aos perigos é de "extrema importância". "Eles me orientaram e tento seguir tudo direito. Como nossa área é de risco, uma ação assim tem resultados bem positivos".

 

A Operação Inverno ocorre desde novembro e suas atividades são realizadas diariamente na Cidade. Já foram visitados 119.541 imóveis e desenvolvidas 5.414 ações de educação em saúde em 2018.

O que você achou desse conteúdo?