Logo O POVO+
Gestores ressaltam importância da continuidade do Mais Médicos
CIDADES

Gestores ressaltam importância da continuidade do Mais Médicos

Atenção primária. Programa federal
Edição Impressa
Tipo Notícia

Segundo o governador do Ceará, Camilo Santana, o Estado possui, atualmente, 1.997 profissionais do programa Mais Médicos. A quantidade representa uma cobertura estadual de cerca de 76%. Para chegar aos 100%, seriam necessários mais 400 médicos, além dos 268 que já se encontram homologados no edital do programa federal, que segue aberto para inscrições até hoje.

 

O Ceará perdeu quase 450 profissionais desde que os cubanos saíram do Mais Médicos. Durante lançamento, ontem, do programa Médico da Família Ceará, o governador ressaltou que a iniciativa estadual não substitui o programa federal.

 

"Nós vamos defender o Mais Médicos. Nós estamos apenas preocupados. Queremos garantir não só o Mais Médicos no Ceará, mas ampliar a atenção básica com recursos do Estado, dos municípios, para chegar a uma cobertura de 100% da população cearense", afirmou Camilo.

 

Fortaleza já conseguiu repor os 15 postos de trabalho que ficaram desocupados com a saída pelos cubanos, mas acumula um déficit de 52 vagas desde que o programa federal foi iniciado na Capital, em 2013.

 

Com as 140 oportunidades do Médico da Família Ceará, em março, a Capital deve solucionar o déficit, e ainda levar 88 médicos para áreas que não contam com atendimento de medicina da família. Segundo a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Joana Maciel, as áreas de maior necessidade são bairros que possem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

 

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cládio, também chamou atenção para a continuidade do Mais Médicos.

 

"A gente precisa continuar lutando para ele continuar existindo e se fortalecendo. O que a gente está fazendo aqui é uma complementação para, quem sabe, daqui a algum tempo, ter 100% do nosso Estado, das nossas cidades, coberto por uma equipe completa do PSF (Programa de Saúde da Família)", sustenta.

 

VAGAS

 

Edital do Ministério da Saúde conseguiu repor apenas 282 profissionais do Mais Médicos no Ceará, restando 168 postos de trabalho desocupados.

O que você achou desse conteúdo?