Logo O POVO+
Drones irão auxiliar segurança policial no Aterro da Praia de Iracema
CIDADES

Drones irão auxiliar segurança policial no Aterro da Praia de Iracema

Para transporte até local da festa, serão disponibilizadas oito linhas especiais de ônibus
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Com mais de 12 horas de duração, 12 atrações locais e nacionais e 17 minutos de show pirotécnico, o Réveillon de Fortaleza é considerado uma das maiores festas de capital do País. Nesta edição, a segurança será reforçada com auxílio de quatro drones que sobrevoarão a região do Aterro da Praia Iracema, onde a Prefeitura prospecta público de mais de um milhão de pessoas.

 

"É uma inovação para que a gente possa melhorar o policiamento", afirma o tenente-coronel da Polícia Militar Jano Emanuel, chefe da operação de segurança do Réveillon 2019.

 

Ao todo, serão distribuídos 925 policiais militares em seis áreas compreendidas entre a praia da Leste-Oeste e a avenida Beira Mar. O efetivo estará a pé, em torres de segurança (14), viaturas (15), motos (47), helicóptero (1) e cavalos (15).

 

A Guarda Municipal atuará com 324 agentes no isolamento do espigão da rua João Cordeiro - onde ocorre a queima de fogos de artifício -, no salvamento aquático e apoio à fiscalização, entre outros.

[SAIBAMAIS] 

O Corpo de Bombeiros participa do esquema com equipe de 71 militares no mar e em terra, além de três veículos no local da festa. A Polícia Civil terá reforço de 50 policiais de plantão no 2º, 7º, 9º, 13º e 34º Distrito Policiais.

 

Para facilitar o acesso, serão criadas oito linhas expressas para o Aterro, saindo dos sete terminais de integração da Capital. Assim como no ano passado, a oitava linha sairá do bolsão de estacionamento gratuito do 

Shopping RioMar Fortaleza, no bairro Papicu, onde será possível deixar os veículos e embarcar em no ônibus que fará a ligação do shopping ao Aterro. O ponto de ônibus para retorno ao shopping será na avenida Rui Barbosa, em frente ao nº 492.

 

A frota total será de mais de 1.500 ônibus em operação das 17 horas da segunda-feira (31) até o final do evento, na manhã do dia 1º de janeiro.

?Uma novidade para os deslocamentos é a criação de um bolsão de táxis, que funcioná no início da avenida Rui Barbosa.

 

O trânsito da região também contará com esquema especial, com apoio de 192 agentes e operadores em atuação na fiscalização e coibição de estacionamentos proibidos.

 

Os bloqueios gerais começam às 16 horas do dia 31 nos seguintes pontos: avenida Historiador Raimundo Girão (entre avenida Rui Barbosa / Av. Barão de Studart e Rua Ildefonso Albano) ; Rua Ildefonso Albano (entre avenida Historiador Raimundo Girão e avenida Beira-Mar) ; av. Beira Mar (entre rua Ararius e rua Ildefonso Albano e entre avenida Rui Barbosa e avenida Barão de Studart).

 

Vias transversais, as ruas Carlos Vasconcelos, Monsenhor Bruno, Camocim e Virgílio Vasconcelos serão utilizadas como área de alimentação. Os moradores e hóspedes dessa área deverão apresentar comprovante de residência para garantir acesso de carro.

 

"Quem vem da avenida Abolição, a indicação é entrar na avenida Rui Barbosa e pegar a rua Deputado Moreira da Rocha e seguir para o Centro da Cidade. 

 

No sentido contrário, quem vem nas avenidas Pessoa Anta ou Almirante Barroso, deve entrar à direita na rua Ildefonso Albano e pega a avenida Monsenhor Tabosa", explica o gerente de operação e fiscalização da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Disraeli Brasil.

 

SAÚDE

 

Dois Postos Médicos Avançados estarão disponíveis, além de uma unidade de suporte avançado, uma unidade de suporte básico, e um comando móvel. A equipe de socorro envolvida é formada por três médicos, três enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, dois socorristas e um auxiliar de serviços gerais.

O que você achou desse conteúdo?