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Dois projetos de escolas cearenses são premiados por potencial social
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Dois projetos de escolas cearenses são premiados por potencial social

| Desafio Criativos da Escola |
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Onze melhores projetos desenvolvidos por jovens de todo o Brasil serão premiados hoje, em Fortaleza, pelo Desafio Criativos da Escola, que apoia o protagonismo de quem está transformando escolas, municípios e comunidades. O prêmio é promovido pelo Instituto Alana, uma organização sem fins lucrativos. Foram 1.654 projetos inscritos, de 480 cidades brasileiras. 

 

O Ceará, que participou da premiação nas outras quatro edições anteriores, neste ano é representado por dois projetos: um de Senador Pompeu e o outro de Pindoretama.

 

Em Senador Pompeu (a 273 km da Capital), quatro estudantes criaram o Centro de Pesquisa Continuada pela Igualdade de Gênero Nísia Floresta e um aplicativo para combater a violência contra a mulher. A ideia surgiu quando as alunas do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Professor José Augusto Torres notaram o aumento no número de casos de agressão doméstica e relacionamentos abusivos na cidade.

 

O centro de pesquisa, que recebe o nome de Nísia Floresta, brasileira que se destacou por lutar pelos direitos femininos, desenvolve ações em outras escolas. Tudo para criar um espaço de debate entre as alunas. Além de levar a ferramenta conhecida como "violentômetro", que, por meio de questionários, consegue ajudar a identificar comportamentos que podem ser considerados abusivos.

 

Verônica Lopez, professora e orientadora do projeto, aponta que, durante as rodas de conversas nas escolas, é comum ter garotas se identificando com o que as alunas apresentam. "Sempre aparece alguma menina para falar conosco depois da apresentação do projeto. Elas identificam nos seus namorados, amigos, familiares, o comportamento mais agressivo que pode levar à violência". O aplicativo está passando por melhorias, mas a ideia é que ele esteja pronto para o download o mais rápido possível.

 

Os moradores de Pindoretama (Região Metropolitana de Fortaleza), precisam ir a cidades vizinhas para retirar dinheiro devido à falta de bancos locais para esse serviço. Essa dificuldade serviu para que cinco estudantes do 1º ano da Escola de Ensino Médio Julia Alenquer Fontenele decidissem criar um banco comunitário. Os estudantes se inspiraram no Banco Palmas - a primeira experiência de banco comunitário do País - que existe em Fortaleza, no bairro Conjunto Palmeiras, desde 1998. A ideia veio da necessidade de lançar uma moeda social para impulsionar a economia local. A Pindo, por enquanto, é utilizada apenas para comprar comida nas celebrações promovidas pela escola.

 

De acordo com o professor e orientador Anilton Nogueira, o projeto de lei que permite a circulação e validação da cédula como oficial do município já foi apresentado ao prefeito e a uma vereadora. "É uma grande alegria para nós fazer um projeto que quer o crescimento da economia local. Por enquanto, é apenas uma semente, mas tem tudo para beneficiar nosso município".

 

SERViço

 

Premiação 4ª edição Desafio Criativos da Escola

Data: hoje, das 9 às 12 horas

Local: Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454 - Centro)

Mais informações sobre os projetos: criativosdaescola.com.br/desafio-2018-conheca-os-11-projetos-premiados/

Transmissão do evento será feita, ao vivo, pelo canal do Criativos da Escola, no Youtube: www.youtube.com/criativosdaescola

 

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