Logo O POVO+
Ciclofaixas serão implantadas nas ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz
CIDADES

Ciclofaixas serão implantadas nas ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz

As estruturas para bicicleta irão interligar outras sete ciclofaixas da avenida Beira Mar até a Antônio Sales. Plano é ter 400 km desse tipo de via até 2020
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]Mais duas ciclofaixas serão implantadas em Fortaleza, nas ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz, no intervalo entre as avenidas Beira Mar e Monsenhor Salazar. As infraestruturas cicloviárias terão, ao todo, 6,7 km e interligarão outras sete ciclofaixas já existentes, da Beira Mar até a Antônio Sales. A previsão é que a implantação seja concluída até o fim deste mês. Alguns trechos das ruas já têm marcações delimitando o espaço.

Com essas novas ciclofaixas, Fortaleza terá 252 km de estruturas cicloviárias. A meta é implantar 7 km por mês até 2020.

A obra é realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Conforme o superintendente da AMC, Arcelino Lima, o plano é que até 2020 a Capital tenha 400 km de ciclofaixas, tornando-se a terceira cidade do País com maior malha cicloviária, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Arcelino explica que os locais em que as ciclofaixas que estão sendo  implantadas foram escolhidos com base no Plano Diretor Cicloviário elaborado em 2015. O documento levou em consideração diversos aspectos como uso do solo, regiões que tenham interesse de acesso da população, largura da via e condições de interligar ciclofaixas. Segundo ele, o plano orienta a implantação do que é "essencial", mas novos locais podem ser incorporados caso haja demanda da população.

Os próximos locais a receber ciclofaixas, conforme Arcelino, são a Rua Castro e Silva (Centro) e a Avenida Oliveira Paiva (Cidade dos Funcionários). Ele destaca que as obras serão contínuas, podendo ser instaladas ainda em dezembro. "A população está muito aberta a esse modo cicloviário. O nível de entendimento da população em relação à importância da ciclofaixa está bem elevado. A gente quer contemplar mais regiões que não têm tanta facilidade", garante o superintendente.

O POVO visitou na manhã de ontem os trechos em que as ciclofaixas serão implantadas. Não foram vistas pessoas trabalhando nas vias. Na rua Osvaldo Cruz, faixas brancas delimitam onde ficará a infraestrutura cicloviária desde a avenida Beira-Mar até a Antônio Sales, onde acaba um trecho de ciclofaixa já existente. Carros estacionados nessa marcação atrapalham o trânsito de ciclistas, que acabam tendo que utilizar a pista, quando poderiam já se valer de um espaço delimitado.

Para a auxiliar administrativa Paula Rodrigues, 37, esse aspecto deve melhorar. Ela trabalha na região e reclama que sempre existem carros estacionados nos dois lados da via. Apesar de normalmente transitar apenas a pé, ela conta que conhecidos que utilizam a bicicleta já comemoram a mudança. A psicóloga Marta Louise, 31, costuma transitar de bicicleta na rua, mas diz que não encontrava muita dificuldade, mesmo antes da ciclofaixa. Ela discorda do lado da via escolhido. "É na entrada da garagem, poderia ser do outro lado. Mas as pessoas se acostumam".

A Joaquim Nabuco tem ciclofaixa já demarcada, também com faixas brancas, da Monsenhor Salazar até a rua Padre Valdevino. O trecho que segue até a avenida Dom Luís tem pontos no asfalto demarcando onde ficará a via, mas ainda não é utilizado exclusivamente por ciclistas.

O entregador José Lopes, 52, trafegava nesse espaço pela primeira vez. "Aqui passo diariamente trabalhando, fazendo entrega nesta área todinha". Ele conta nunca ter tido problemas para andar de bicicleta na região, já que sempre se mantinha à direita. Mas gosta da novidade. "Com uma faixa dessas a gente anda tranquilo".

Malha cicloviária de Fortaleza 

Ciclovias - 103,7 km

Ciclofaixas - 137,5 km

Ciclorrota - 4,0 km

Passeio Compartilhado - 0,1 km

Total da malha cicloviária existente em Fortaleza - 245,3 km

Total da malha quando forem entregues as ciclofaixas da Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz - 252 km

(Atualizado em 23/11/2018)

O que você achou desse conteúdo?