Logo O POVO+
Ação para 1ª Infância em Fortaleza pode ser replicada em outras cidades
CIDADES

Ação para 1ª Infância em Fortaleza pode ser replicada em outras cidades

| Saúde | Programa, acompanhado pelo Unicef, inclui entrega de selo de reconhecimento a postos de saúde que cumprem metas de assistência a crianças
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

O Programa Unidade Amiga da Primeira Infância, em fevereiro de 2019, vai entregar selo de reconhecimento aos postos de saúde que cumprirem metas de assistência a crianças nesta faixa etária (0 a 6 anos). A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio de incentivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pode ser replicada em outros municípios do Brasil. Na manhã de ontem, o Posto de Saúde Irmã Hercília Aragão Lima recebeu visita de Florence Bauer, representante da entidade no Brasil, durante entrega do 8º Núcleo de Desenvolvimento Infantil da rede municipal. 

 

Os primeiros anos de vida são considerados "janela de oportunidade" do processo de desenvolvimento, decisivos na construção do indivíduo do ponto de vista orgânico, emocional e neuropsicomotor. 

 

Segundo Joana Maciel, secretária Municipal da Saúde, no programa os profissionais são estimulados a cumprir dez metas de puericultura. "A gente estimula que os pacientes façam as consultas desde o pré-natal com foco no desenvolvimento infantil e não só voltadas para a mãe. Além do aleitamento materno, vacinação e várias etapas de crescimento que são importantes". 

 

Ela detalha que a acreditação será feita pela Sociedade Cearense de Pediatria e a Associação Brasileira de Enfermagem, com apoio do Unicef. "A gente faz uma linha de base. Como está o aleitamento materno naquela unidade? Está com cobertura de 50%, então a gente estabelece meta de 60% ou 70%, por exemplo, a depender da linha de base. A gente avalia por seis meses e depois vê se a unidade alcançou as metas. Nossa cidade é muito plural, então não teria como definir uma meta exclusiva". Dos 112 postos de saúde da Capital, 44 já se inscreveram visando o selo. 

 

Florence Bauer define o programa de Fortaleza como inovador. "A gente vai trabalhar nisso junto para ver o impacto que está tendo. Possivelmente, uma vez que conhecemos melhor, vemos como expandir para outras cidades, estados, e como parte das iniciativas desenvolvidas em nível global". A primeira infância é considerada uma prioridade para o Unicef.

 

Na visita da representante da Unicef, as estratégias para "mapear, conhecer o território e monitorar" que são utilizadas nas salas de situação dos postos chamaram a atenção. "Apresenta as vulnerabilidades dos profissionais e da comunidade. Tem dados semanais, como nascidos vivos. Se a criança nasceu, uma das oito equipes toma conhecimento pela sala de situação, entrega para o agente de saúde, e vão visitar a mãe para fazer as primeiras orientações", explica Maria Eli Lima, coordenadora do posto.

 

O acompanhamento, de acordo com Ahilsa Silva, mãe de Pedro Gabriel, de 6 meses, é diferenciado. "O atendimento em outros locais é superficial. A equipe aqui identificou coisas que não tinham visto. É mais perto da minha casa. Geralmente, eu sou avisada pela agente de saúde das consultas". 

 

Outra iniciativa focada na primeira infância são os Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), instalados nas unidades básicas de saúde. "A gente procura identificar algum sinal de que possa ter retardo no desenvolvimento. Temos uma equipe interdisciplinar, contamos com o apoio de pediatra e profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Se for algo leve, é resolvido no posto, se for algo mais complexo, é referenciado a uma unidade especializada", afirma Joana Maciel.

 

Mais dois núcleos serão entregues ainda este ano. Em 2019, Fortaleza deve somar 18 unidades do tipo. 

 

10 metas da Unidade Amiga da 1ª Infância

 

1 - Consulta de puericultura ainda no período pré-natal, com participação em grupos de gestantes.

 

2 - Testes de triagem neonatal que possibilitem intervenção precoce na presença de algum transtorno.

 

3 - Realização do número de consultas preconizado pelo Ministério da Saúde.

 

4 - Curva de crescimento preenchida nos meses de consulta.

 

5 - Marcos do desenvolvimento infantil nos meses da consulta para avaliar se 

o desenvolvimento cognitivo e motor da criança corresponde à faixa etária.

 

6 - Aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e depois, complementar.

 

7 - Suplementação de ferro e vitamina A, preconizada pelo Ministério da Saúde para todo bebê depois do 6º mês de vida.

 

8 - Esquema vacinal completo.

 

9 - Saúde bucal (2 consultas no primeiro ano e 1 no segundo ano).

 

10 - Participação nos programas "Cresça com seu filho" e "Criança Feliz".

O que você achou desse conteúdo?