Logo O POVO+
"A grande mensagem é acolher o que chega", diz dom José sobre o Natal
CIDADES

"A grande mensagem é acolher o que chega", diz dom José sobre o Natal

| Catedral de Fortaleza | A celebração foi presidida pelo arcebispo da Capital, dom José Antônio Aparecido
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

As homenagens pelo aniversário de Jesus Cristo foram cheias de preces, louvores e agradecimentos. Como é natural da época, o momento foi de reflexão, de traduzir individualmente o que foi 2018. A tradicional Missa do Galo reuniu milhares de fiéis católicos e encheu a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro, na última segunda-feira, 24. O templo completou 40  anos de inauguração neste ano.

[SAIBAMAIS]

A Santa Missa foi celebrada às 20h pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques. Ao O POVO, ele frisou a importância da data: "acolhimento".

 

"Natal sempre é um convite de Deus para a gente acolher a chegada daquele que veio a nosso encontro. Não é só recordação antiga, é acolher agora", lembrou dom José Antônio. "Jesus hoje quer renascer no coração das pessoas, no seio da sociedade, da família, renascer no amor. A grande mensagem é acolher o que chega", disse.

 

Conforme o arcebispo, a falta de "pensamento humano e cristão de responsabilidade diante do próximo" dificulta o caminho para uma sociedade melhor. "Por isso que acolher Jesus significa mudar as estruturas interiores e as regras da vida humana, as regras da sociedade. Se mudamos isso, se consegue, porque é com a força de Deus que nós transformamos esse mundo marcado pela desigualdade, pela corrupção, pelo mal", compartilhou antes do começo da missa.

 

Pela primeira vez, os engenheiros sanitaristas Suzana Teixeira, 31, e Rômulo  Henrique, 33, e a filha Fernanda, 4, assistiram a missa na Catedral. A família, de Belém, veio passar as férias em Fortaleza e aproveitou o momento para agradecer as bênçãos do ano. "Nunca tínhamos passado o Natal longe de casa. Nada mais justo do que ir na missa. Foi um ano maravilhoso, com altos e baixos, mas a gente tem que agradecer tudo que acontece", disse Suzana. A visita teve uma emoção especial. "Minha filha acabou participando da procissão das crianças. Foi lindo, chorei muito, maravilhoso", completou.

 

Francisco Junior, 43, que foi acompanhado da namorada Eudênia Nobre, 45, compartilha os pedidos para 2019: "que eu possa fazer a vontade de Deus e que eu possa ser mais santo".

 

40 anos

 

Em 2018, a Catedral de Fortaleza completou 40 anos. No dia 22 de dezembro de 1978, o então arcebispo de Fortaleza, dom Aloísio Lorscheider, inaugurou a nova Catedral.

O que você achou desse conteúdo?