Logo O POVO+
Por dia, 30 homens poderão fazer exames em unidade especializada
CIDADES

Por dia, 30 homens poderão fazer exames em unidade especializada

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A partir da próxima segunda, 5, cerca de 30 pessoas do sexo masculino devem realizar, por dia, exames de câncer de próstata no novo local do Centro de Atenção à Saúde do Homem (Cash), inaugurado no Centro de Saúde Escola Meireles. Parceria entre Prefeitura, Governo do Ceará e Centro Universitário Christus disponibilizará consultas com quatro urologistas. Antes,  o serviço era oferecido no Frotinha do Antônio Bezerra.

 

O Estado custeia a manutenção do espaço e o Município, a contratação dos urologistas. Entre 60 e 80 consultas por dia serão realizadas. Exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), de próstata e biópsia do material também serão oferecidos na unidade, localizada no bairro Meireles.

 

O Cash deve funcionar como um espaço para atendimento dos homens com foco na prevenção do câncer de próstata, mas não só. Será oferecido tratamento clínico da hiperplasia prostática (aumento da próstata), da disfunção erétil e do distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (andropausa).

 

"O novembro azul é um mês de alerta e de consciência a esse tipo de cuidado. O câncer de próstata é hoje uma das principais causas de mortalidade de homens no nosso País", avisa o prefeito Roberto Cláudio (PDT), que também é médico, que participou da inauguração da unidade especializada. A ideia é ampliar a quantidade de profissionais.

 

A estrutura deve garantir mais salas para a realização dos atendimentos e para procedimentos ambulatoriais, como sala cirúrgica, centro de esterilização, além de exames de ultrassom e biópsias.

 

A partir da confirmação de um câncer, o paciente já será encaminhado para atendimento em nível terciário no Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

De acordo com a secretária Municipal da Saúde (SMS), Joana Maciel, a intenção é que o atendimento seja ampliado em relação ao realizado anteriormente no Frotinha, de onde o serviço foi transferido.

 

O coordenador de Hospitais e Unidades Especializadas da SMS, Romel Araújo, reforça a importância do serviço. "Estamos ofertando um novo acolhimento para os homens, com o objetivo de avançar na linha do cuidado, na qualificação da assistência e no grau de satisfação das pessoas que procuram por esse atendimento", destacou.

 

Para ter atendimento no Centro de Atenção o homem a partir dos 50 anos deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência. Para casos em que haja parentes de primeiro grau com câncer de próstata, a recomendação do exame é a partir dos 40 anos. Após consulta com o médico do Programa de Saúde da Família, ele poderá ser encaminhado à unidade especializada.

 

José Rocha, reitor do Centro Universitário Christus (Unichristus), avisa que o Cash vai servir de espaço de aprendizagem para os estudantes do curso de Medicina, sob a orientação de professores. A unidade fez a doação de quatro computadores e a reforma do andar superior do prédio onde o serviço vai funcionar. "Os alunos precisam ter contato com a realidade que vão encontrar no dia a dia da profissão. Saber entender a população, lidar e orientar sobre prevenção de doenças. Desde o primeiro semestre, os estudantes têm contato com essa realidade".

 

Número

 

4 urologistas integram equipe médica do Centro de Atenção à saúde do Homem

O que você achou desse conteúdo?