Logo O POVO+
Linhas recebem ônibus extras que só aceitam crédito eletrônico
CIDADES

Linhas recebem ônibus extras que só aceitam crédito eletrônico

São 14 linhas operando neste formato. Quem pretende pagar em dinheiro precisa descer do veículo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]Um total de 14 linhas de ônibus da Capital agora conta com oferta extra de veículos, mas com uma diferença: sem cobrador, nesses ônibus só são aceitas formas de pagamento eletrônico, seja por bilhete único, vale transporte ou por carteira de estudante com crédito.

O serviço existe há cerca de duas semanas. Quatro das linhas operam desde as 5 horas até depois das 23 horas. Os veículos dos trajetos Parangaba/ Náutico II; Conjunto Ceará/ Papicu/ Via Montese II; Siqueira/ Papicu/ Washington Soares e Antônio Bezerra/ Papicu/ Praia de Iracema que circulam neste formato de operação tiveram o número 1 colocado no início da numeração da linha. Outras dez linhas funcionam somente à tarde. Todas as 14 com uma placa de aviso no para-brisa: "somente crédito eletrônico".

"Temos uma observação da diminuição do uso do dinheiro no transporte público, por vários motivos. Seja pela facilidade no pagamento ou pelo aumento da insegurança. São linhas especiais em que resolvemos fazer uma experiência e não usamos os carros existentes", explica Dimas Barreira, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus).

As linhas escolhidas para a experiência se baseiam, entre outros itens, no fato de terem uma média de 70% dos passageiros usando o pagamento eletrônico. Barreira aponta que estudos estão sendo realizados para que novas linhas também contem com esses ônibus extras com pagamento restrito às formas eletrônicas.

O defensor público Éliton Meneses afirma que a iniciativa fere o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 39, parágrafo IX: recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais. "Uma das diretrizes de qualquer negócio de compra e venda é que não se pode recusar a moeda. Pode-se até aceitar outros tipos de pagamento como forma prioritária, mas o dinheiro não pode deixar de ser aceito", detalha.

Éliton Meneses ressalta que, mesmo se tratando de um serviço adicional, não é possível fazer essa recusa. "Se as empresas acrescentaram mais ônibus é porque existe a demanda. Um dos modos de fazer com que o serviço funcione mais rapidamente seria a adaptação de máquinas que recebam cédulas ou moedas", sugere.

A reportagem do O POVO percorreu trajeto pelo 145 - Conjunto Ceará/ Papicu/ Via Montese II, entrando no veículo no Terminal do Papicu e descendo na avenida Barão de Studart. Nesse intervalo, duas pessoas subiram no carro sem cartão e foram avisadas de que somente era aceita a forma de pagamento eletrônica.

"O ruim é isso. As pessoas não pegam o ônibus porque não têm bilhete único e podem perder o compromisso", critica a empregada doméstica Regina Ferreira, 54. Ela, que mora no Henrique Jorge e faz faxina em um apartamento da Barão de Studart, não sabia da exigência do pagamento eletrônico nos ônibus extras. Por sorte, tinha crédito no bilhete único. "Mas já pensou se eu não tivesse? Ia ficar no meio da rua, até chegar outro ônibus.  Isso é um absurdo", aponta.

Dona de casa, Anágela Félix, 31, pegou pela primeira vez o transporte com o novo serviço e aprovou "a facilidade e rapidez". Ela acredita que, por serem ônibus extras, não teria problema em aceitar somente o crédito eletrônico.

Em nota, o Sindiônibus informa que "a medida não prejudica nenhum passageiro que ainda opta por pagar em dinheiro, uma vez que todas as linhas paradoras tradicionais continuam operando normalmente. Apenas há uma opção a mais para quem usa o crédito eletrônico".

Pagamento eletrônico exclusivo 

Linhas que circulam o dia todo:

129 - Parangaba/ Náutico II

145 - Conjunto Ceará/ Papicu/ Via Montese II

150 - Siqueira/ Papicu/ Washington Soares

192 - Antônio Bezerra/ Papicu/ Praia de Iracema

Linhas que circulam apenas à tarde:

122 - Antônio Bezerra/ Álvaro Weyne

210 - Quintino Cunha/ Antônio Bezerra

319 - Parque São José/ Osório de Paiva/Parangaba

335 - Bom Jardim I

346 - Jardim Fluminense

366 - Bom Jardim II

375 - Aracapé/ Parangaba

379 - Conjunto Esperança/ Parangaba

626 - Lagoa Redonda II

636 - Conjunto Palmeiras/ Santa Maria

O que você achou desse conteúdo?