Logo O POVO+
Limpeza dos cemitérios foi intensificada para este dia
CIDADES

Limpeza dos cemitérios foi intensificada para este dia

Finados. Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia
Nas semanas que antecedem o Dia dos Finados, aumenta o trabalho de zeladoras e coveiros nos cemitérios. Além da manutenção realizada pela administração dos equipamentos, algumas famílias contratam serviços de limpeza, pintura e restauro de jazigos e túmulos.

 

Mais antigo cemitério de Fortaleza em funcionamento, o São João Batista tem expectativa de 30 mil visitantes de hoje a domingo. "Obras de alvenaria, revestimento de construção de gavetas, foram permitidas até o último sábado. 

Pinturas e limpezas, até dia 1º. Nos anos passados teve bem mais, este ano foi mais fraco", avalia Thiago Frota, gerente do cemitério. Ele explica que a limpeza do local, mantido pela Irmandade Beneficente da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, é feita diariamente.

 

Para Francisco Vieira, 57, que trabalha há 23 anos na manutenção dos túmulos, o período sempre tem demanda alta. "Aumenta em 80%. Normalmente é pra pintar, fazer limpeza, colocar cerâmica nos que estão deteriorados. A gente tem um mês de sufoco pra dar conta". Ele conta que o movimento aumenta na primeira semana de outubro. Afora os serviços do período, ele é responsável pela manutenção durante o ano todo dos jazigos de 120 clientes fixos.

 

Os cinco cemitérios públicos de Fortaleza ? São Vicente de Paula (Mucuripe), do Antônio Bezerra, de São José (Parangaba), do Parque Bom Jardim e de Messejana ? receberam operação especial de limpeza da Prefeitura. A ação foi executada por meio das Secretarias Regionais, da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo (Urbfor), "realizando serviços de varrição, podas de árvores, capinação e remoção de resíduos sólidos nas áreas próximas aos túmulos e nas vias de acesso, além de pintura dos meios fios", informou a Prefeitura.

O que você achou desse conteúdo?