Logo O POVO+
Faixa do túnel da Via Expressa no sentido Praia-Centro é liberada
CIDADES

Faixa do túnel da Via Expressa no sentido Praia-Centro é liberada

| Mobilidade | Túnel entre as avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont deve ser completamente entregue até dezembro
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Uma das faixas do túnel da Via Expressa no sentido praia-centro foi liberada na manhã de ontem. O túnel é localizado na avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), no trecho entre as avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomás. Até dezembro, esse trecho completo da obra deve ser entregue, segundo a Prefeitura de Fortaleza. Em julho de 2019, o segundo túnel, da avenida Alberto Sá, será liberado.

 

As obras permitem a implantação do corredor Parangaba-Papicu e a operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que permitirá a interligação dos bairros Mucuripe e Parangaba.

 

%uFFFCEm paralelo, o VLT, que atualmente funciona no trecho entre a Parangaba e o Papicu, deve iniciar operações assistidas até o Mucuripe, segundo o governador Camilo Santana (PT). O anúncio foi feito em coletiva durante a liberação de faixa da Via Expressa, na manhã de ontem.

 

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) destaca que, com a entrega do túnel da Alberto Sá, o trânsito deve ficar "livre" desde a área hoteleira da Abolição até as proximidades do viaduto do Makro, na avenida Raul Barbosa. "Todo esse trecho ficará sem sinal, terá do lado direito uma faixa exclusiva de ônibus que seguirá pela Alberto Craveiro até a Silas Munguba", detalha.

 

Segundo ele, a integração dos modais de transporte coletivo vai agilizar o fluxo viário na região. "A integração desses dois modais acontece exatamente no terminal do Papicu. Há, de fato, uma ação urbana melhorando o trânsito e priorizando o transporte público".

 

Manuela Nogueira, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), minucia as implicações da liberação. "Vai retirar o cruzamento de quem vinha na Via Expressa e estava fazendo o desvio para acessar a avenida dos Jangadeiros. Não vai mais existir esse cruzamento entre o VLT e o trânsito dos veículos que vinham do Mucuripe", explica, frisando que a mudança garante mais funcionalidade e segurança à operação do VLT. "Precisávamos fazer esse desvio para que o próprio VLT pudesse avançar com a finalização das obras dele nesse trecho", acrescenta.

 

As obras devem continuar no sentido aeroporto-praia, com os serviços de acabamento e pavimentação da pista.

 

O viaduto na CE-040, ainda em construção, deve impactar no fluxo da Via Expressa. "Estamos fazendo o viaduto no Eusébio, que é exatamente para tirar esse fluxo de caminhão pesado. Todo esse fluxo que entra aqui na Cidade, principalmente de combustível, vai sair da Via Expressa", explica Camilo Santana. "E, além disso, entregamos a CE-010, que é uma nova CE que liga o Porto do Mucuripe até a BR-116". (Ana Rute Ramires)

 

Números

 

370 metros é o comprimento desse túnel da Via Expressa

90% do túnel da Via Expressa está concluído
 

O que você achou desse conteúdo?