Logo O POVO+
Facções usam redes sociais para espalhar terror, diz secretário
CIDADES

Facções usam redes sociais para espalhar terror, diz secretário

Edição Impressa
Tipo Notícia

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, criticou ontem o uso de redes sociais na divulgação de crimes e informações falsas sobre violência. Relacionando a prática com o aumento da sensação de insegurança, o secretário apontou uso criminoso das redes por facções criminosas para "espalhar terror" no Estado.

 

"Esse uso das redes sociais é algo que nos preocupa muito, pois potencializa muito a sensação das pessoas de estarem inseguras. Nós temos recebido muito, por exemplo, fotos e denúncias de coisas que aconteceram em outros estados", relata André Costa.

 

"Essa difusão do medo, até de um terror, é algo que as facções têm muito interesse de usar para se potencializar, causar medo", completa.

 

O secretário destaca ainda o poder de ferramentas como o WhatsApp para estimular "cópias" de práticas criminosas. "Acaba difundindo rapidamente práticas criminosas, que passam a ser copiadas por outros criminosos", analisa.

"Nós vemos isso como um grande desafio: trabalhar através dos meios de comunicação para difundir também boas informações da segurança", ressalta.

 

"Isso é um grande desafio mundial, ninguém hoje tem uma resposta definitiva para isso (...). Até nos países mais avançados do mundo, esse crescimento exponencial do uso criminoso das redes está acontecendo, e as instituições públicas ainda não sabem como conter esse avanço", conclui o secretário.

 

O que você achou desse conteúdo?