Logo O POVO+
Centro de Inteligência do Nordeste deve começar a funcionar em dezembro
CIDADES

Centro de Inteligência do Nordeste deve começar a funcionar em dezembro

| PLANEJAMENTO | Anúncio foi feito após reunião entre o secretário André Costa e representantes do Ministério da Segurança Pública
Edição Impressa
Tipo Notícia

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, tem a expectativa de que o Centro Integrado de Inteligência do Nordeste comece a funcionar em dezembro próximo. Ele se reuniu ontem, em Brasília, com o secretário adjunto da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Segurança Pública (MSP), almirante Alexandre Mota.

 

A passagem pela Capital Federal também serviu para que o secretário participasse de reuniões nas sedes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Integração entre os órgãos federais e estaduais e assuntos relacionados à inteligência foram as pautas, segundo a SSPDS.

 

A pasta informou que o treinamento dos profissionais que atuarão no Centro Integrado de Inteligência do Nordeste acontecerá no fim de novembro. 

 

Passarão pela especialização policiais de todos os estados do Nordeste, além dos agentes da Senasp. "Serão cerca de duas a três semanas de capacitações, e no fim, já estaremos trabalhando com a parte da estruturação e equipagem do Centro", afirma André Costa.

 

O Centro Integrado de Inteligência do Nordeste foi anunciado em março deste ano. O governador Camilo Santana (PT) chegou a afirmar que o equipamento estaria pronto antes das eleições. À época, foi divulgado que a iniciativa receberá investimento inicial de R$ 2 milhões do Governo Federal. O MSP prometeu que cada região do País contaria com um centro do tipo.

 

André Costa anunciou também a aquisição de mais de 10 mil pistolas para as Polícias Civil e Militar. Também em Brasília, ele se reuniu com representantes da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), do Exército Brasileiro (EB). Na reunião, foi tratada a liberação da importação das pistolas, provenientes dos Estados Unidos. A permissão para a compra, afirma o secretário estadual, deve ser efetuada até a próxima semana.

 

"No caso da PM, conseguiremos pela primeira vez na história fazer com que todo policial militar saia e volte para sua casa devidamente armado para sua proteção e de sua família, além do que agilizará a saída dele para patrulhar as ruas", escreveu em sua conta no Instagram.

 

Na reunião com a Senasp, também foi tratada a liberação de investimentos de cerca de R$ 20 milhões em verba orçamentária. Segundo a SSPDS, o dinheiro será investido na compra de armas de fogo, equipamentos de proteção individual e viaturas para as Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Perícia Forense e da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado (Aesp). Segundo a pasta, a previsão é que o recurso seja liberado na segunda quinzena de novembro.

 

PREPARAÇÃO

 

O treinamento dos policiais que atuarão no Centro Integrado de Inteligência do Nordeste está previsto para o fim de novembro e deve durar de duas a três semanas.

O que você achou desse conteúdo?