Logo O POVO+
Casa da Mulher Brasileira já atendeu mais de 5 mil mulheres na Capital
CIDADES

Casa da Mulher Brasileira já atendeu mais de 5 mil mulheres na Capital

| ENFRENTAMENTO | Ceará adere à campanha mundial de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

A Casa da Mulher Brasileira, inaugurada em junho em Fortaleza, acolheu até o fim de outubro 5.241 mulheres que sofreram algum tipo de violência. Mais de cinco mil histórias de dor que, juntas, provocam Governo e sociedade a intervir e dar um basta. Dessa forma, para endossar o movimento local que enfrenta e previne a violência contra mulheres, foi iniciada nesta semana a campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher" no Ceará.

 

A abertura da campanha, que é mundial, aconteceu na terça-feira, 20, com debate sobre maneiras de prevenção e acolhimento. O seminário sobre dignidade, acesso e humanização no atendimento em saúde às mulheres vítimas da violência foi viabilizado por diferentes órgãos, entre públicos, não governamentais e acadêmicos.

 

O ativismo intensificado segue até o dia 11 de dezembro e tem extensa programação tanto na Capital como em municípios do Interior. Para a professora Raimunda Magalhães, que representou a Universidade de Fortaleza (Unifor) no seminário de terça, a iniciativa vem num momento em que é preciso disseminar conhecimento. "Tem que juntar as forças pra que, daqui a uns cinco anos, a gente tenha um número reduzido de violência contra a mulher".

 

"A gente tem 365 dias de ativismo constante, mas tem um momento em que é preciso parar pra denunciar mais. O Estado não está dentro da casa da mulher (violentada). Por isso, esses 16 dias são pra gente gritar, dizer que ela tem, sim, que denunciar, pra que a gente possa encorajar outras", ressalta a coordenadora especial de Políticas Públicas para Mulheres do Estado, Camila Silveira.

 

Dos maiores desafios desse enfrentamento, se destacam, além da difusão de conhecimento sobre as múltiplas formas de violência, a adesão dos homens enquanto agentes multiplicadores de proteção e a elaboração de uma estratégia específica de enfrentamento à violência contra mulheres que são expulsas de suas comunidades ou assassinadas por questões associadas a facções criminosas. "A gente só pode fazer com que o ciclo da violência se quebre se tivermos a mulher como protagonista do processo", assegurou Camila. (Luana Severo)

 

Fortaleza

A Casa da Mulher Brasileira funciona na rua Teles de Sousa, s/n, no bairro Couto Fernandes. No local as vítimas encontram, entre outros suportes, delegacia, juizado e núcleo da Defensoria Pública

 

Serviço

 

Confira a programação completa em http://bit.ly/16diasdeativismoce

O que você achou desse conteúdo?