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Alfabetização mantém bons resultados, mas 9º ano ainda é desafio para Fortaleza
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Alfabetização mantém bons resultados, mas 9º ano ainda é desafio para Fortaleza

| Spaece | 202 escolas de Fortaleza obtiveram nível desejável de aprendizagem no 2º ano do ensino fundamental
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Pela primeira vez, o Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed), da Prefeitura de Fortaleza, premiará, além das escolas, os alunos com melhores resultados no ano anterior. Serão 748 smartphones para estudantes com as três maiores médias de proficiência nas escolas municipais com nível adequado de desempenho em 2017. A alfabetização continua tendo destaque nos resultados: foram 202 escolas ? de 206 ? avaliadas com nível desejável de aprendizagem segundo o Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), o que representa 98%. O desafio de Fortaleza continua sendo alavancar os índices de 5º e 9º anos.

 

?O evento de premiação foi realizado na tarde de ontem, no Centro de Eventos do Ceará. Ao todo, o valor é de R$2.215.624,52. Foram reconhecidas 11 escolas do 2º ano que alfabetizaram no mínimo 85% dos alunos, assim como as que atingiram a proficiência média de 190 pontos.

 

Em 2017, o critério de premiação era 170 pontos e 70% dos alunos em nível desejável. "A gente precisa atingir 100% de alfabetização na idade certa. Para que a gente não estacione e fique achando que resolvemos a tarefa", explica Dalila Saldanha, secretária municipal da Educação, sobre a mudança no critério.

 

No 5º ano, 79 escolas ganharam recurso de R$ 5 mil a R$ 20 mil, dependendo do resultado. Já no 9º ano, 34 escolas que registraram crescimento acima de 3% em Língua Portuguesa e Matemática recebem placa de parabenização. As escolas que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares gerais no Município e nos seis Distritos de Educação também recebem reconhecimento.

 

"Não há mágica, é o feijão com arroz bem feito. Avaliar, monitorar, supervisionar e apoiar as escolas que não conseguiram ter os mesmos resultados das demais", defende o prefeito Roberto Cláudio (PDT).

 

O percentual de alunos do 5º ano no nível adequado em Português passou de 24,4% (2013) para 45,3%(2017). Em Matemática, o resultado saiu de 10,6%(2013) para 28,2%(2017). O número de escolas com nível adequado em Português cresceu de 5 (2012) para 59 (2017). Em Matemática, 12 escolas alcançaram o nível em 2017. Em 2012, nenhuma unidade tinha atingido esse patamar.

 

No 9º ano, 18,1% dos alunos apresentaram nível adequado em Português no ano passado. O dado era de 9% em 2013. Os alunos dessa série saíram de 246,4 pontos (2012) para 257,5 (2017) na proficiência média nesta competência. Em Matemática, a taxa de alunos no nível adequado foi de 0,7% (2013) para 4,3 % (2017). No entanto, a proficiência média caiu de 247,3 (2012) para 246,3 pontos (2017).

 

Para RC, os resultados na alfabetização devem reverberar nos anos finais. "Tem muita gente do 9º ano que ainda não foi impactada pelo aumento de matrículas de CEIs (Centros de Educação Infantil) e pelo processo intenso de foco na alfabetização. É uma questão de tempo. A gente imagina que essa geração que está aprendendo a ler e escrever na idade certa, que passou pelo 5º ano bem, chegue no 9º ano modificando para melhor esses indicadores".

 

Níveis de aprendizagem

 

2º ano

Até 75 pontos - não alfabetizado; de 75 a 100 - alfabetização incompleta; de 125 a 150 - suficiente; acima de 150

- nível desejável.

5º e 9º anos

 

Língua Portuguesa: até 125 - muito crítico; de 125 até 175 - crítico; de 175 até 225 - intermediário; acima de 225 - adequado. Matemática: até 150 - muito crítico; de 150 até 200 - crítico; de 200 até 250 - intermediário; acima de 250 - adequado.

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