Logo O POVO+
A experiência de educar antes de fiscalizar
CIDADES

A experiência de educar antes de fiscalizar

Assaré. Interior
Edição Impressa
Tipo Notícia

Assaré, a 501,8 km de Fortaleza, está em vias de se tornar o 68º município cearense com departamento próprio de trânsito. O processo teria começado em 2011, segundo o diretor do departamento, Renan Andrade, após criação de lei municipal e concurso público.

 

O órgão conta somente com uma equipe de seis agentes de trânsito concursados e uma viatura. Outro carro foi doado pelo Governo do Estado, mas ainda não chegou à cidade.

 

Enquanto não é validado o ingresso do município ao Sistema Nacional de Trânsito, o trabalho do departamento tem sido de somente orientar e educar a população local para a fiscalização. "As pessoas estão aceitando, vendo que são muitos carros na cidade. Estão se reeducando", analisou Renan. Lá, de acordo com o gestor, as infrações mais comuns são motociclistas trafegando sem capacete, contramão de direção das vias e estacionamento irregular.

 

Sobre a demora do engajamento dos municípios no compromisso de controlar o trânsito e, assim, reduzir mortes e lesões, Renan acredita que o principal entrave seja desconhecimento das atribuições de um Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). "Quando o gestor (prefeito) tem conhecimento de para que serve, o que é, tem interesse. Diminui bastante os gastos do município com ambulância. E, de qualquer maneira, é obrigatório".

 

Multimídia

 

Saiba como é o processo de municipalização do trânsito >http://bit.ly/OPOVOmunicipalizacao

 

 

O que você achou desse conteúdo?