Logo O POVO+
81 pessoas são detidas no CE em operação contra tráfico de drogas em escolas
CIDADES

81 pessoas são detidas no CE em operação contra tráfico de drogas em escolas

| ANJOS DA LEI | Ação deflagrada em todos os estados do País resultou na detenção de 455 pessoas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

 

Deflagrada ontem, a operação nacional Anjos da Lei ? voltada ao combate ao tráfico de drogas em escolas ? resultou em 81 pessoas detidas no Ceará até o fim da tarde de ontem. O número equivale a quase 20% de todas as detenções realizadas no País até as 18 horas (de Fortaleza), quando o balanço parcial apontava 370 adultos presos e 85 adolescentes apreendidos em todo o Brasil.

 

A Anjos da Lei, que deve continuar nos próximos dias, é coordenada pelo  Ministério da Segurança Pública em conjunto com o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil e envolve todos os 26 estados e o Distrito Federal. A ação foi realizada nas proximidades (até 400 metros) de 51 colégios públicos e particulares do País.

 

No Ceará, 627 agentes foram mobilizados, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Além das conduções à delegacia, a ação da Polícia Civil do Estado realizou apreensão de drogas, armas de fogo, munições e dinheiro. Também ontem, o titular da pasta, André Costa, por meio de sua conta no Instagram, divulgou a apreensão de 50 kg de drogas e R$ 500 mil no bairro Vicente Pinzón, na Capital, em ação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A SSPDS não informou se essas apreensões se deram no contexto da operação nacional.

 

A secretaria não divulgou ontem os nomes dos presos ou a quantidade de armas e drogas apreendidas no Ceará através da Anjos da Lei. Mais detalhes são repassados em entrevista coletiva na manhã de hoje, na Superintendência da Polícia Civil, no Centro, informou a SSPDS.

 

A operação se concentrou no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em aberto, mas também incluiu apuração de denúncias e prisões em flagrante, conforme a SSPDS.

 

Em todo o Brasil, a operação prendeu 223 pessoas por força de mandado de prisão. Também houve a prisão em flagrante de 137 pessoas e recaptura de outras 10. Foram apreendidos 26 kg de drogas, 184 armas de fogo e ainda R$ 95 mil, 23 veículos e 166 celulares. Participaram, ao todo, da Anjos da Lei, 4.601 policiais civis.

 

Em entrevista coletiva, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que esse tipo o tráfico de drogas que afeta as escolas é "extremamente doloso", uma vez que atinge crianças e jovens. "Toda a sociedade é alcançada por esse tipo de atividade criminosa e dolosa nas proximidades das escolas. Isso afeta não só aos nossos jovens, mas todo o nosso futuro".

 

O nome da operação faz referência ao filme Anjos da Lei, em que dois policiais se disfarçam de estudantes para desbaratar uma quadrilha de tráfico de drogas. Também faz menção à "proteção às crianças que são anjos que merecem ser protegidos pela lei". (Com Agência Brasil e Agência Estado)

 

BALANÇO

 

Mais detalhes da operação no Ceará serão apresentados na manhã de hoje, em coletiva de imprensa na Superintendência da Polícia Civil.

O que você achou desse conteúdo?