Logo O POVO+
Para reduzir leitos de corredor no IJF, 60 novas vagas de enfermaria são liberadas
CIDADES

Para reduzir leitos de corredor no IJF, 60 novas vagas de enfermaria são liberadas

| HOSPITAL | Prédio do IJF 2 só deve ser finalizado em 2019. Mas, segundo o prefeito, até o fim de 2018, quando ficar pronto o segundo andar, serão liberados mais 130 leitos
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

A Prefeitura de Fortaleza entregou, ontem, a primeira parte da expansão do Instituto Doutor José Frota (IJF), maior unidade de urgência e emergência no atendimento traumatológico do Ceará. Dos 203 leitos prometidos para o IJF 2, 60, de enfermaria, foram liberados para receber pacientes oriundos do prédio original, datado de 1932. A ampliação prevê aumentar a capacidade do hospital de 461 para 664 leitos.

 

A primeira área liberada, no térreo, conta ainda com salas de repouso, posto de enfermagem, banheiros, depósito e farmácia. As obras seguem em ritmo intenso nos outros quatro andares. Quando finalizada, a nova torre abrigará serviços de ressonância magnética e hemodinâmica, que, atualmente, não estão disponíveis no hospital.

 

O prazo inicial da entrega da obra era abril. A titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Manuela Nogueira, afirmou que a previsão para 2018 era "deixar pronta toda a estrutura". "O que estamos fazendo agora é acabamento e as partes internas". Contudo, em visita ao canteiro de obras, em abril de 2017, um ano após a assinatura da ordem de serviço, o prefeito Roberto Cláudio (RC) havia afirmado: "Em abril do próximo ano (2018), teremos um novo hospital de portas abertas, com 203 novos leitos e serviços, tirando pacientes que há muitos anos estão em leitos de corredor para abrigá-los e dar condição para que fiquem em enfermarias dignas".

 

Orçado em R$ 74,6 milhões, o projeto é custeado, igualmente, entre Município e Estado, informou o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi. Ao todo, cada ente já investiu R$ 28 milhões, segundo o gestor. Javi atribui o atraso à burocracia. "Processos licitatórios, equipamentos, prazo de entrega e toda a burocracia que envolve isso, infelizmente, faz com que os nossos planos não sejam coerentes com o que entregamos".

 

Segundo afirmou ontem RC, em visita à unidade, a entrega do IJF 2 se dará em etapas, conforme cada área seja concluída, e a inauguração completa está prevista para 2019. Ainda neste semestre, o prefeito projeta entregar o segundo andar, possibilitando 130 novos leitos, o que ele afirma ser o suficiente para acabar com as ocupações de corredor. "A pior média pra gente é de dia de segunda-feira, que chega a 70 ou 80 (pacientes em corredor). 

 

Tem fim de semana que vai a 100, às vezes fica em 60. Mas a gente tem uma média de 70 a 80 nos dias de pico".

 

A superintendente do IJF, Riane Azevedo, aponta que 50% dos pacientes atendidos são do Interior. Questionada sobre por quanto tempo a ampliação seria suficiente para dar conta da demanda, Riane explica que é difícil fazer essa estimativa. "O novo centro cirúrgico funcionando vai dar muita celeridade a esses tratamentos. É muito importante que o hospital como um todo esteja funcionando para que os leitos possam rodar mais e a gente atender mais pacientes".

 

IJF

 

O hospital será ampliado em 13.237m² de área construída. Dotado de cinco andares, o novo prédio terá duas guaritas, estacionamento em subsolo, área de convivência, enfermarias, UTIs, centros cirúrgicos e salas de recuperação pós-anestésica.

 

Leitos inaugurados

[FOTO2] 

Marilene Maia, 59, está no IJF acompanhando a mãe, Maria de Paiva, 87, que fraturou o fêmur após uma queda. As duas moram de Jaguaribe. A idosa foi uma das primeiras pacientes a ocupar um dos 60 leitos inaugurados no IJF 2. 

 

Ela chegou à unidade no último dia 26 e permaneceu em corredor até conseguir um leito em enfermaria no sábado, 29. Ontem, dona Maria foi transferida para o novo prédio, pouco antes da visita de autoridades à obra. 

 

Marilene afirma que não sabe quando será realizada a cirurgia de sua mãe.

O que você achou desse conteúdo?