Logo O POVO+
Outubro Rosa e Novembro Azul: cuidar da saúde em família
CIDADES

Outubro Rosa e Novembro Azul: cuidar da saúde em família

| SAÚDE | Na manhã de ontem, 21, o Hospital Haroldo Juaçaba realizou o "Cocó Rosa e Azul: juntos por mais saúde". O evento divulga informações sobre os cânceres de mama e próstata
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Um elemento especial pode fazer diferença na prevenção e no tratamento do câncer: o cuidado em família. Por isso, o Hospital Haroldo Juaçaba - Instituto do Câncer do Ceará (ICC) une as forças das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Na manhã de ontem, 21, a 3° edição do "Cocó Rosa e Azul: juntos por mais saúde" realizou atividades educativas sobre a prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de próstata.

 

Vanessa Benigno, gerente de marketing do ICC, conta que a união das campanhas promove um engajamento maior nas famílias porque a mulher, na maioria das vezes, é a responsável pela saúde de todos, além da própria.

"A gente sentia uma dificuldade de conseguir a adesão do público masculino nas campanhas. A gente notou que quando conseguimos unir as duas, tanto homens quanto mulheres se mobilizaram mais. É uma oportunidade de se aproximar do homem porque a mulher também acaba sendo a que cuida da saúde dela, do marido, do filho", relaciona. 

 [SAIBAMAIS]

Na ocasião, foram realizadas palestras tira-dúvidas, venda de blusas e tendas de recreação infantil como forma de disseminar informação e desmistificar as doenças. Também foi realizado um piquenique do programa Guerreiros ICC, para pacientes em tratamento que participam de grupos de apoio.

 

"É importante para a prevenção e o diagnóstico precoce. A gente sempre trabalha a informação porque faz uma diferença muito grande, inclusive, nas possibilidades e chances de cura da doença. A gente tem um bate-papo com especialistas das duas doenças de uma maneira bem interativa para que as pessoas se sintam à vontade perguntar", completa.

 

O câncer de mama é o tipo de mais comum entre as mulheres (29,5% dos casos). O de próstata é o segundo tipo com mais ocorrências entre os homens (31,7% dos casos). No Brasil, 59.700 mulheres devem ser diagnosticadas com a doença em 2018, sendo 2.200 novos casos no Ceará, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca)/Ministério da Saúde (MS). Ao longo deste ano, a previsão é 68.220 novos casos de câncer de próstata. Dos quais, 2.730 devem ser registrados no Ceará.

 

Carilla Carrascoza Reis, médica mastologista, destaca que a porcentagem de cura do câncer de mama quando descoberto em estágio inicial é de mais de 95%. "É importante fazer mamografia uma vez por ano a partir dos 40 anos. O que a gente costuma sempre falar, principalmente para as pacientes mais jovens é: veja como está a saúde da sua mãe, seu pai. Pergunte a quanto tempo ela não faz uma mamografia. Se seu pai tem a consciência que, a partir dos 50 anos, precisa procurar o urologista, fazer o exame de próstata", amplia.

 

O que você achou desse conteúdo?