Logo O POVO+
Instituto do Ceará promove palestra sobre dom Aloísio Lorscheider
CIDADES

Instituto do Ceará promove palestra sobre dom Aloísio Lorscheider

Com tema "Dom Aloísio Lorscheider e os Direitos Humanos", conversa faz parte do IV Outubro Cultural
Edição Impressa
Tipo Notícia

O Instituto do Ceará retoma a programação mensal de palestras hoje, 22, às 15 horas. O desembargador Fernando Ximenes fala sobre "Dom Aloísio Lorscheider e os Direitos Humanos". O debate também faz parte do projeto Outubro Cultural, que está em sua quarta edição, e é aberto ao público.

Em sua palestra, Ximenes discutirá a importância de Dom Aloísio na história política do Ceará, tratará sobre a atuação dele nas lutas em defesa das causas indígenas e dos sem terra e do papel na formação de uma consciência social através da religião e de suas ações em prol dos direitos humanos. "Os últimos anos da história cearense não podem ser contados sem ressaltar a importância de dom Aloísio Lorscheider", afirma o desembargador.

Segundo o ex-governador Lúcio Alcântara, presidente do Instituto do Ceará, a escolha de temas é feita a critério do palestrante, salvo exceções como datas comemorativas ou notáveis na história do Ceará. O assunto a ser debatido deve estar dentro dos assuntos de interesse do instituto: História, Geografia, Antropologia e demais ciências referentes ao Estado. As palestras são realizadas, tradicionalmente, nos dias 20 de cada mês, podendo ter suas datas ajustadas de acordo com o calendário.

Além da palestra, o Instituto do Ceará oferecerá curso de restauração em acervo bibliográfico e documental nos dias 23, 26 e 29, sempre das 15 às 17 horas. Na quarta-feira, 31, haverá uma apresentação do maestro Gladson de Carvalho, da Orquestra Filarmônica do Ceará. 

 

SERVIÇO

Palestra "Dom Aloísio Lorscheider e os Direitos Humanos"

Quando: hoje, às 15 horas 

Onde: rua Barão do Rio Branco, 1594

Informações: 3021 7559 ou
www.institutodoceara.org.br

O que você achou desse conteúdo?