Logo O POVO+
Campanha Natal Sem Fome inicia arrecadação
CIDADES

Campanha Natal Sem Fome inicia arrecadação

|Alimentos não perecíveis|
Edição Impressa
Tipo Notícia

O aumento de pessoas abaixo da linha da pobreza por três anos consecutivos coloca o Brasil em situação de alerta. Quase 15 milhões de brasileiros compõem esse cenário de desamparo. Diante disso, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) lançou a Campanha Natal sem Fome 2018 na manhã de ontem, 21, no Parque do Cocó. A população poderá doar alimentos não perecíveis em shoppings, unidades do Banco do Nordeste, na sede e no site do instituto até o dia 17 de dezembro (ver serviço).

 

No lançamento da campanha, apresentações culturais chamaram a atenção de quem passeava pelo parque para a importância da doação, com a participação do humorista David Morais, o grupo de percussão Viva Gente e o Bloco de Carnaval Doido é Tu.

 

Promovida nacionalmente pela ONG Ação da Cidadania, a meta da mobilização é arrecadar duas mil toneladas de alimentos não perecíveis no Brasil. Do total, a expectativa é de 25 toneladas no Ceará. As doações serão entregues nos dias 21, 22 e 23 de dezembro para 42 instituições cearenses cadastradas no Inec. Desde 2006, o foco da ação é voltado para a arrecadação de livros e brinquedos. Com a piora no cenário da fome, os alimentos voltaram a ser a prioridade da campanha.

 

Helda Pereira, diretora administrativa e de responsabilidade ambiental do Instituto, conta sobre a mudança. "De dois anos pra cá voltamos a arrecadar alimentos porque o Brasil está na iminência de voltar para o Mapa da Fome. Além das instituições parceiras, temos uma parceria com a Defesa Civil do Estado Ceará (Cedec), que tem catalogado os locais de risco no Estado", explica.

 

Conforme informações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), dados recentes divulgados pela Pnad Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam um aumento da extrema pobreza no país em cerca de 11% de 2016 para 2017 (de 13,3 para 14,8 milhões de pessoas).

 

"A Defesa Civil trabalha com a promoção da segurança global e o bem-estar da população. A gente dá toda a logística para receber os alimentos, montar as cestas básicas e distribuir, de acordo com as comunidades escolhidas pelo Inec", detalha Ioneide Araújo, representante da Defesa Civil, sobre a parceria.

 

Locais de arrecadação

 

Sede do Inec - av. Dr. Silas Munguba, 3500 - Itaperi

North Shopping Fortaleza - av. Bezerra de Menezes, 2450 - São Gerardo

North Shopping Jóquei - av. Lineu Machado, 419 - Jóquei

Via Sul Shopping - av. Washington Soares, 4335 - Edson Queiroz

North Shopping Maracanaú - av. Carlos Jereissati, 100 - Centro, Maracanaú

Unidades do BNB

Doações também podem ser realizadas pelo site www.natalsemfome.org.br

 

 

O que você achou desse conteúdo?