Logo O POVO+
Academia do Professor deve ser inaugurada em dezembro
CIDADES

Academia do Professor deve ser inaugurada em dezembro

| EDUCAÇÃO | Primeiros cursos serão destinados a docentes de matemática e português
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Com obras em fase de acabamento, o prédio que servirá de sede para a Academia do Professor deve ser finalizado até dezembro de 2018. O local vai funcionar como um centro de atividades de assistência à saúde e especialização profissional dos professores da rede pública municipal. Além de cursos educacionais, o espaço contará com área de lazer e esportes, núcleo de atendimento de saúde e ambiente de convivência.

[SAIBAMAIS] 

Em visita às obras, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) explicou a demora na entrega do prédio, que teve custo de R$ 4,4 milhões. A sede anteriormente era um colégio particular que foi adquirido pela prefeitura e, desde 2015, passa por reformas nas estruturas. "O principal fator foi um problema que tivemos com a primeira construtora, acabou atrasando. Foi feito novo processo licitatório e até dezembro abriremos", afirma.

 

O programa de especialização deve contar com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade de Fortaleza (Unifor). Representantes das instituições também visitaram o espaço e assinaram um termo de cooperação técnica para cursos em pós-graduação. Matemática, alfabetização e multiletramento serão os focos da formação, até o momento. De acordo com a Prefeitura, as partes estudam a viabilidade de abrir vagas para um mestrado em matemática em 2019.

 

"Avançamos na leitura e na escrita, mas na matemática o cenário ainda é muito desafiador", disse Dalila Saldanha, secretária da Educação de Fortaleza, sobre a escolha do tema do possível mestrado para os professores. Números do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica de 2017 indicam que somente 4,3% dos alunos do 9º ano têm nível considerado adequado na matéria.

 

Para se inscrever nas aulas, os professores devem atender a critérios específicos para cada curso. O cadastro será feito pelo mesmo portal em que são registradas as matrículas de alunos no início do ano letivo. Para 2019, duas especializações em matemática já estão sendo planejadas. Uma delas, promovida pela UFC, foca em professores da matéria no Ensino Fundamental 2. Outra será realizada pela Uece e pela universidade norte-americana de Stanford, para professores das primeiras séries do ensino fundamental.

 

Saúde mental, física e vocal são aspectos que receberão atenção no Programa de Proteção da Saúde Integral do Profissional da Educação (Prosipe), instalado na Academia. A parceria será com a Unifor e com o Instituto de Previdência do Município (IPM). O prefeito afirma que as reclamações mais comuns entre professores da rede pública são depressão, distúrbios de voz por esforço excessivo e problemas na coluna. Os casos serão atendidos em plantões por psicólogos e fonoaudiólogos, com a possibilidade de encaminhamento médico. Oficinas e treinamentos também serão ofertados.

O que você achou desse conteúdo?