Logo O POVO+
Tornar ensino médio atrativo é desafio para a aprendizagem
CIDADES

Tornar ensino médio atrativo é desafio para a aprendizagem

Educação. Jovens
Edição Impressa
Tipo Notícia

Diante de nota abaixo da meta, a aprendizagem no ensino médio é um desafio para todos os estados do Brasil. Nenhum atingiu o que foi preconizado. No Ceará, apesar da não inclusão das escolas profissionalizantes no cálculo, é preciso ter em mente que elas representam pouco mais de 15% do total de instituições que ofertam esse nível de ensino.

 

As soluções perpassam também outras estratégias de tornar a escola atrativa. Conforme dados do último Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mais de 70% dos estudantes do ensino médio têm conhecimento considerado insuficiente. "É um grade desafio. Para termos uma escola que não admita um percentual tão elevado de estudantes que não aprendem durante os três anos que ficam no ensino médio, a gente precisa se organizar para acompanhar individualmente os estudantes, o rendimento, a frequência e aprendizagem", diz Rogers Mendes, secretário da Educação do Estado.

 

Conforme ele, uma das estratégias usadas para esse monitoramento é o professor diretor de turma, que pode acompanhar o aluno de forma mais próxima. Outra inciativa que foi pensada após resultados do Saeb é a formação de professores na área de Matemática. O titular da Seduc cita ainda reforço do acompanhamento socioemocional.

 

Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, que tem parceria com o Governo do Ceará há mais de cinco anos, afirma que o principal trabalho é o de tentar alinhar a gestão escolar, desde as secretarias da Educação até a realidade das salas de aula. "A gente precisa repensar as práticas no ensino e aprendizagem. Formas de fazer sentido, de estabelecer vínculo, sair da correria de transmissão do professor para os estudantes e passar a trabalhar com resolução de problemas, projetos, integração das disciplinas", indica. "O jovem está pedindo capacidade de reflexão e capacidade de análise".

 

ANÁLISE

 

"Para termos uma escola que não admita um percentual tão elevado de estudantes que não aprendem durante os três anos que ficam no ensino médio, a gente precisa se organizar para acompanhar antes, o rendimento, a frequência e aprendizagem", diz o secretário da Educação, Rogers Vasconcelos.

O que você achou desse conteúdo?