Logo O POVO+
Novo posto de saúde da Parangaba funcionará ao lado do Terminal da Lagoa
CIDADES

Novo posto de saúde da Parangaba funcionará ao lado do Terminal da Lagoa

| ORDEM DE SERVIÇO | Equipamento deverá ser entregue em agosto de 2019. Prefeitura promete mais duas novas unidades até 2020
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Sem posto de saúde desde 2014, a Parangaba receberá nova unidade em agosto de 2019. Ontem, o prefeito Roberto Cláudio assinou ordem de serviço para reforma do imóvel que abrigará o equipamento, localizado ao lado do Terminal da Lagoa, na Avenida Augusto do Anjos. A estimativa é de que a unidade beneficiará 26 mil pessoas que moram na região.

 

"Nós tivemos dificuldade com relação ao imóvel. Ele funcionava em lugar alugado. Era um local que não atendia à necessidade da população. 

 

Encontramos esse imóvel aqui, que é do Município. Vamos reformá-lo e adequá-lo à necessidade de uma unidade de saúde", explica Joana Maciel, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

 

Para Maria Luiza Gonçalves, 53, o posto "vai ser muito bom pra todo mundo da redondeza". "Eu morava no Pan Americano e já ia lá. Agora, como tô morando aqui (em frente ao Terminal da Lagoa), vou no João XXIII", conta a doméstica.

 

Segundo Joana Maciel, o novo posto da Parangaba contará com três equipes multiprofissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas, cada uma, por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de dentista, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde.

 

Atualmente, o atendimento à população do bairro tem sido realizado em dois postos onde as três equipes de ESF mencionadas estão alocadas. "Duas equipes funcionam na unidade Dom Aloísio Lorscheider, no Itaperi, e uma equipe no posto José Valdevino de Carvalho, na Itaoca", explica Karol Moita, coordenadora regional de saúde IV.

 

"A gente vai juntar as três equipes aqui, o que vai facilitar o nosso trabalho e o acesso à população", completa Joana Maciel.

 

O posto contará com sala de acolhimento, recepção, farmácia, núcleo de atendimento ao cliente, auditório, sala de Raio-X, sala de esterilização, escovódromo, consultórios médicos e odontológico, sala de coleta, sala de curativo, sala de vacina, banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência, dentre outros espaços. O investimento total é de R$ 875.143,60.

 

O prefeito Roberto Cláudio afirmou que, além do novo posto da Parangaba, a Capital receberá, até 2020, outros dois postos de saúde, no Pici e no Planalto das Goiabeiras.

 

"Eu quero atribuir à luta dessa comunidade a decisão da Prefeitura de fazer esse posto aqui hoje. Demorou um pouco. A gente primeiro decidiu por uma área. Acabou não dando certo. Depois deslocamos pra cá. Tivemos que fazer todo o projeto, passar pelo trâmite licitatório e só agora a licitação acabou", afirmou o prefeito.

 

MUDANÇA

 

Segundo Joana Maciel, titular da Secretaria Municipal da Saúde, o posto da Parangaba, quando ficar pronto, juntará as equipes de Estratégia Saúde da Família que hoje atuam nos postos do Itaperi e da Itaoca.

 

 

O que você achou desse conteúdo?