Logo O POVO+
Defesa justifica concessão de habeas corpus investigados pela PF
CIDADES

Defesa justifica concessão de habeas corpus investigados pela PF

Suposto esquema no TJCE.
Edição Impressa
Tipo Notícia
Dois dos habeas corpus concedidos por Sérgia Miranda e investigados pela Polícia Federal (PF) foram registrados em 17 de novembro de 2012. O primeiro beneficiou Jones Leite Ferreira, acusado de tráfico. A defesa da desembargadora afirma que ele estava preso há mais de 600 dias, sem julgamento, constituindo "excesso de prazo na formação da culpa".

 

À época, era permitida a apreciação de habeas corpus desta natureza nos plantões. A defesa ressaltou ainda que Jonas não foi posto em liberdade, pois estava preso pela prática de outro delito. A mesma situação foi apontada para Raimundo Prudêncio Guedes, preso por tráfico por dez meses, sem o início da instrução processual. A liminar foi confirmada pela 2ª Câmara Criminal.

 

Em 26 de maio de 2013, José Aroldo Ximenes Coutinho, acusado de tráfico e  preso por mais de 90 dias sem oferecimento de denúncia pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), foi beneficiado. Contudo, a decisão foi revista pelo colegiado, pois o MPCE havia protocolado a denúncia quatro dias antes, não tendo sido a informação atualizada pela Secretaria da Vara.

 

Já Francisco Adailton Leite, preso por porte ilegal de arma, teve o habeas corpus confirmado pela 1ª Câmara Criminal. Por fim, em 23 de dezembro de 2013, José Gonçalves do Nascimento Júnior teve a prisão revogada, decisão posteriormente confirmada por um colegiado.

 

Já Eudson Eber Barcelos Fontenele, preso por dívida de pensão alimentícia, no valor de dois salários mínimos, também foi solto. A defesa destaca a disparidade entre o valor da dívida e os R$ 150 mil supostamente cobrados no esquema. A ação penal sobre o caso continua tramitando no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. (Thiago Paiva)

 

O que você achou desse conteúdo?