Logo O POVO+
Acidentes de trânsito em Fortaleza têm redução de 26%
CIDADES

Acidentes de trânsito em Fortaleza têm redução de 26%

| SEGURANÇA VIÁRIA em 2017 | Número de mortos e feridos também caiu na comparação com 2016
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Fortaleza teve em 2017 o menor número de acidentes de trânsito desde 2002. Durante o ano passado, foram 20.309 acidentes com mortes, feridos ou perdas materiais. Esse total representa queda considerável, de 26%, diante das 27.492 ocorrências registradas em 2016. O principal tipo de acidente em 2017 foi colisão e abalroamento, correspondendo a 79,4% do total. As informações são do Relatório Anual de Segurança Viária de Fortaleza 2017, lançado ontem pela Prefeitura. 

[SAIBAMAIS] 

O levantamento indica que no ano passado foram 12.907 acidentes com vítimas feridas e 251 com mortos no trânsito da Capital. Em 2016, os números foram 14.873 e 274, respectivamente. O total de acidentes com morte, inclusive, teve a terceira queda consecutiva nos últimos anos.

 

O estudo aponta que a maioria das vítimas, 56,9%, corresponde a motociclistas. O perfil mais frequente é de homens (80,2%), com idade entre 30 e 59 anos (53%). Os principais componentes de risco nos acidentes é o não uso ou uso indevido de cinto de segurança ou do capacete, o excesso de velocidade e o uso de bebidas alcoólicas associado à direção.

 

No relatório consta que os gastos públicos relacionados ao atendimento a vítimas de acidentes foram de R$ 590 milhões no ano passado.

 

A maioria dos acidentes que deixaram feridos ou mortos ocorreu na região do Centro, da Parangaba e do Antônio Bezerra, áreas que receberam ou receberão intervenções viárias. A avenida Leste Oeste teve a velocidade máxima reduzida desde fevereiro e Osório de Paiva teve a mesma medida aplicada no último mês. Intervenções ainda devem ser feitas no Centro.

 

O secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, apontou a importância de conhecer os dados para realizar ações específicas e evitar acidentes e mortes. Ele citou a implantação de binários, faixas de ônibus, Bicicletar e ciclofaixas como pontos positivos relacionados aos dados apresentados no estudo.

 

META

 

Para até o fim do ano, a Prefeitura pretende instituir o Plano de Segurança Viária, com foco na fiscalização constante do uso de capacete, cinto de segurança e exame de alcoolemia.

 

CIDADE DA GENTE

 

Outra promessa relacionada ao trânsito de Fortaleza é tornar o projeto Cidade da Gente, no entorno do Dragão do Mar, uma intervenção permanente.

 

EDUCAÇÃO

 

Para novembro está prevista a entrega do Centro de Treinamento para Motociclistas, um projeto-piloto que sendo construído em Messejana.

O que você achou desse conteúdo?