Logo O POVO+
261 escolas da rede municipal são homenageadas por atingir metas do Ideb
CIDADES

261 escolas da rede municipal são homenageadas por atingir metas do Ideb

| FORTALEZA | Ensino público na capital cearense supera projeções na avaliação da educação básica brasileira
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

O saldo de Fortaleza na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 rendeu homenagem a 261 escolas da rede municipal de ensino que conseguiram atingir ou superar as metas estabelecidas para o ensino fundamental. A solenidade aconteceu ontem, na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), e contou com a participação do prefeito Roberto Cláudio.

 

Com nota 7,2, a Escola Municipal Monteiro Lobato, no José Walter, atingiu a melhor colocação nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental de Fortaleza. À frente da gestão há cinco anos, a diretora Patrícia Albuquerque atribui o bom resultado, dentre outros, à formação continuada de professores e ao acompanhamento pedagógico. Conseguir parcerias e aprimorar a busca ativa, instrumento que acompanha a frequência de alunos, são aspectos que podem fortalecer a aprendizagem.

 

Nos anos finais (6º ao 9º ano) do fundamental, a Escola Municipal de Tempo Integral Diogo Vital de Siqueira, também no José Walter, obteve o melhor resultado da Capital, com 6,4. Sobre o fato de as notas diminuírem à medida que os anos escolares avançam, a diretora da escola, Patrícia Cordeiro, aponta a dificuldade de se trabalhar com adolescentes e as famílias que não atuam no papel de incentivo aos alunos, em parceria com a escola. Mas o principal desafio, atualmente, é a falta de motivação dos jovens, segundo a gestora.

 

"Nós temos uma sociedade que diz que eles não são capazes, e a escola está nessa briga direta, dizendo que eles são capazes. Em 2017, a gente trabalhou muito essa questão da motivação e quando eles começam a se motivar, o aprendizado vai acontecendo naturalmente", explica.

 

Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no último ano Fortaleza conseguiu superar as projeções estabelecidas para 2021. Ao todo, foram homenageadas 177 de 184 escolas municipais de anos iniciais e 84 de 110 escolas municipais de anos finais.

 

A marca, contudo, se confirma apenas no contexto da Capital. Se comparada a outros município cearenses, por exemplo, Fortaleza ainda não atinge destaque no Ideb. No âmbito nacional, entre os anos finais da rede pública, figura apenas em 2.101º, com nota 6,0, enquanto Sobral lidera a lista com nota 9,1. Nos anos finais, também no recorte da rede pública, Fortaleza atingiu nota 4,7, em 1.984º. Sobral também lidera a lista, com nota 7,2.

 

Se avaliados apenas os dados da rede municipal, também nos anos finais, a Capital tem aumento de 0,2 na nota (4,9) e salta para o 674º lugar no ranking brasileiro.

 

Na análise do prefeito Roberto Cláudio, as redes de ensino menores têm mais facilidade para alcançar resultados mais satisfatórios. "Quando a rede é pequena ou média é muito mais fácil, quando começa a mudança, impacta a rede inteira. É muito difícil você transformar uma rede enorme, diversa, e nós estamos conseguindo fazer isso aqui, com consistência e padrão. Isso é o mais importante".

 

Conforme a Secretaria Municipal da Educação (SME), 96,2% das escolas municipais nos anos iniciais atingiram as metas projetadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Ideb. No anos finais, esse percentual foi de 73,6%.

 

Para manter e expandir os resultados, o gestor aposta em "continuar investindo na expansão de vagas de creche, continuar mantendo e chegar à universalização da pré-escola, focar na alfabetização na idade certa, e continuar monitorando e avaliando (os resultados)".

 

Sobre escolas de tempo integral, Roberto Cláudio afirmou que a Prefeitura deverá entregar três unidades até o começo de 2019 e mais 14 até o fim de sua gestão.

 

METAS ATINGIDAS

 

Ao todo, receberam homenagens 177 de um total de 184 escolas municipais de anos iniciais e 84 de 110 escolas municipais de anos finais.

O que você achou desse conteúdo?