PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Novo posto de saúde da Parangaba funcionará ao lado do Terminal da Lagoa

| ORDEM DE SERVIÇO | Equipamento deverá ser entregue em agosto de 2019. Prefeitura promete mais duas novas unidades até 2020

16/07/2019 21:49:39
POSTO de saúde da Parangaba funcionará na Avenida Augusto dos Anjos, ao lado do Terminal da Lagoa
POSTO de saúde da Parangaba funcionará na Avenida Augusto dos Anjos, ao lado do Terminal da Lagoa (Foto: Gustavo Simão/ ESPECIAL PARA O POVO)

Sem posto de saúde desde 2014, a Parangaba receberá nova unidade em agosto de 2019. Ontem, o prefeito Roberto Cláudio assinou ordem de serviço para reforma do imóvel que abrigará o equipamento, localizado ao lado do Terminal da Lagoa, na Avenida Augusto do Anjos. A estimativa é de que a unidade beneficiará 26 mil pessoas que moram na região.

"Nós tivemos dificuldade com relação ao imóvel. Ele funcionava em lugar alugado. Era um local que não atendia à necessidade da população. Encontramos esse imóvel aqui, que é do Município. Vamos reformá-lo e adequá-lo à necessidade de uma unidade de saúde", explica Joana Maciel, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Para Maria Luiza Gonçalves, 53, o posto "vai ser muito bom pra todo mundo da redondeza". "Eu morava no Pan Americano e já ia lá. Agora, como tô morando aqui (em frente ao Terminal da Lagoa), vou no João XXIII", conta a doméstica.

Segundo Joana Maciel, o novo posto da Parangaba contará com três equipes multiprofissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas, cada uma, por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de dentista, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde.

Atualmente, o atendimento à população do bairro tem sido realizado em dois postos onde as três equipes de ESF mencionadas estão alocadas. "Duas equipes funcionam na unidade Dom Aloísio Lorscheider, no Itaperi, e uma equipe no posto José Valdevino de Carvalho, na Itaoca", explica Karol Moita, coordenadora regional de saúde IV.

"A gente vai juntar as três equipes aqui, o que vai facilitar o nosso trabalho e o acesso à população", completa Joana Maciel.

O posto contará com sala de acolhimento, recepção, farmácia, núcleo de atendimento ao cliente, auditório, sala de Raio-X, sala de esterilização, escovódromo, consultórios médicos e odontológico, sala de coleta, sala de curativo, sala de vacina, banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência, dentre outros espaços. O investimento total é de R$ 875.143,60.

O prefeito Roberto Cláudio afirmou que, além do novo posto da Parangaba, a Capital receberá, até 2020, outros dois postos de saúde, no Pici e no Planalto das Goiabeiras.

"Eu quero atribuir à luta dessa comunidade a decisão da Prefeitura de fazer esse posto aqui hoje. Demorou um pouco. A gente primeiro decidiu por uma área. Acabou não dando certo. Depois deslocamos pra cá. Tivemos que fazer todo o projeto, passar pelo trâmite licitatório e só agora a licitação acabou", afirmou o prefeito.

Isaac de Oliveira