Logo O POVO+
Vagas de Zona Azul começam a ser pagas por meio de aplicativos
CIDADES

Vagas de Zona Azul começam a ser pagas por meio de aplicativos

| FORTALEZA | Cartões de papel ainda serão válidos até o fim deste ano. Sete empresas atuarão na cobrança dos 2.900 pontos de estacionamento rotativo na Capital
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

O pagamento do estacionamento rotativo de Zona Azul nas ruas de Fortaleza desde ontem começou a ser feito por meio de aplicativos para smartphones. Sete empresas concessionárias estão habilitadas para vender o Cartão Azul Digital (CAD), ao custo de R$ 2, para ocupação das 2.900 vagas do tipo na Capital. Os cartões de papel terão validade até 31 de dezembro.

 

De acordo com Arcelino Lima, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a razão de selecionar um grande número de companhias é para estimular a disputa entre elas e, assim, beneficiar o usuário com comodidades, descontos, sorteios e promoções. "Com a facilidade da aquisição do crédito, deve haver maior rotatividade. Esperamos que as pessoas entendam que aquela vaga tem um caráter rotativo", afirma.

 

A fiscalização também será feita eletronicamente. O tempo de permanência na vaga depende da área, sendo de uma, duas ou cinco horas.

 Fortaleza tem frota de 1,105 milhão de veículos, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) de 2018. A maior parte (598.909) é composta por automóveis.

 

Com a demanda, o intuito da AMC é de expandir a Zona Azul para 19 novas áreas. Devem ser instaladas 100 câmeras de segurança nos locais onde se concentram as vagas. Segundo Arcelino, a Prefeitura também utiliza imagens de outros 280 pontos de monitoramento de vídeo na Cidade. O maior objetivo na instalação dos equipamentos é de garantir a rotatividade do estacionamento.

 

"Não existe jurisprudência, na Justiça brasileira, nenhum caso que responsabilizou a Prefeitura ou a concessionária pelo dano causado no veículo. Até porque o estacionamento rotativo não tem a finalidade de guardar o veículo", avisa o superintendente. Em caso de dano, as câmeras devem ajudar na identificação de algum suspeito e, nesses casos, as imagens serão enviadas para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

 

Os aplicativos estão disponíveis para smartphones dos sistemas operacionais Android ou IOS. São eles: Digipare Zona Azul Digital (empresa Areatec), ZAE Fortaleza Digital (empresa Serttel), ZUL Fortaleza (empresa ON Tecnologia), Zona Azul Fortaleza (Empresa Transitar), Zona Fácil (empresa Necava), FAZ - Zona Azul Fortaleza (empresa Inova) e Vantagens em usar o Cartão Azul Digital (empresa CAD).

 

Diferente do que era feito, com o cartão digital não será necessário imprimir o comprovante de pagamento pela vaga nem colocá-lo no painel do veículo. À medida que o período de uso for se esgotando, ele poderá ser renovado à distância, já que um alerta chega ao celular do condutor e avisa quando o tempo estiver expirando. É possível carregar créditos no CAD através de cartões e de boleto bancário. Alguns aplicativos aceitam cadastro de até três veículos para um único usuário.

 

Quem tem dificuldades de acessar a internet poderá comprar os créditos eletrônicos nos pontos de venda credenciados.

 

O lucro arrecadado pelos aplicativos destinado à Prefeitura será investido em mobilidade cicloviária: criação de novas estações de bicicletas compartilhadas, manutenção e aumento de ciclovias e ciclofaixas.

 


Para evitar burocracia
[FOTO2]

O motorista Wagner Araújo, 39, acredita que os aplicativos para a cobrança de estacionamento em vagas rotativas só trazem vantagens. "Só o fato de retirar o tempo que a gente se desloca até encontrar um ponto de venda do cartão da Zona Azul já é um ganho".

 

VAGAS

 

Centro, Aldeota, Meireles, Dionísio Torres e Montese têm Zona Azul. O plano da AMC é implantar 19 novas áreas nos bairros Benfica, Cidade dos Funcionários, Cocó, Edson Queiroz, Farias Brito, Fátima, Jóquei Clube, Messejana, Papicu, Parangaba, Parque Manibura, Parquelândia, Praia de Iracema, Praia do Futuro, Presidente Kennedy, Rodolfo Teófilo, São Gerardo, Sapiranga e Var.

 

 

O que você achou desse conteúdo?