Logo O POVO+
Últimas vagas para testes de vacina contra dengue são anunciadas por núcleo da UFC
CIDADES

Últimas vagas para testes de vacina contra dengue são anunciadas por núcleo da UFC

| PESQUISA | Vagas voluntárias são para crianças, que receberão acompanhamento por cinco anos após tomar vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Restam 147 vagas para voluntários a participar dos testes da vacina contra a dengue, realizados pelo Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Ceará (UFC). Essas vagas para o processo de vacinação, que acontece até dezembro deste ano, são voltadas a crianças de dois a seis anos de idade. Elas podem ser cadastradas pelos responsáveis legais mediante agendamento de visita pelos telefones (85) 3023 4323 ou 3366 8252.

 

Além do núcleo da UFC, outros 13 centros de pesquisa clínica do Brasil realizam os testes. Até julho deste ano, quase 14.000 voluntários foram vacinados no País. No Ceará, a imunização foi testada em 1.183 pessoas, de 7 a 60 anos, desde julho de 2016.

 

A vacina é desenvolvida pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Em junho, a unidade conseguiu patentear, nos Estados Unidos, o processo de produção da vacina.

 

No dia da imunização, é necessário apresentar RG, certidão de nascimento e cartão de vacinação da criança. É importante que a criança esteja saudável para receber a dose. O núcleo disponibilizará ajuda de custo para transporte e lanche.

 

Os inscritos receberão, ainda, acompanhamento por cinco anos após a aplicação do imunizante, em caso de sintomas vacinais.

 

De acordo com o coordenador do núcleo e responsável pela aplicação dos testes, Ivo Castelo Branco, a vacina já tem se mostrado eficaz, sem quadros de efeitos colaterais graves. Ele destaca, ainda, que os testes da segunda fase, que foram feitos nos EUA e em São Paulo, mostraram uma eficácia de 85% nos quatro sorotipos nos quais o vírus se apresenta. "É uma oportunidade de garantir a prevenção e, também, contribuir para melhorias na saúde do coletivo", ressalta.

 

De acordo com registros no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) Online, até a 33ª semana epidemiológica (SE) de 2018 foram notificados 4.734 prováveis casos de dengue, sendo 4.521 de residentes em Fortaleza e 213 de outros municípios.

 

Dos casos em Fortaleza, 815 (18%) foram confirmados, 2.758 (61%) descartados, 191 (4,2%) estão sendo investigados e 757 (16,7%) foram classificados como inconclusivos. 

 

SERVIÇO

 

Voluntários para testes da vacina contra a dengue

Informações: (85) 3023 4323 ou 3366 8252.

O que você achou desse conteúdo?