Logo O POVO+
Líderes do PCC foram mortos por membros de facção "associada"
CIDADES

Líderes do PCC foram mortos por membros de facção "associada"

| Gegê e Paca | Dez são denunciados à Justiça sobre caso ocorrido em fevereiro. Wagner Ferreira usou matadores de facção "independente" que liderava e também foi morto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1][FOTO2] 

Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, e Fabiano Alves de Sousa, o Paca, ex-integrantes da cúpula nacional do Primeiro Comando da Capital (PCC), foram mortos por membros de uma organização criminosa aliada à facção paulista. É o que aponta a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) e recebida pela Justiça, na última sexta-feira, 17. Dez pessoas se tornaram rés por envolvimento nas execuções.

[SAIBAMAIS] 

O POVO teve acesso ao documento que detalha os acertos que culminaram nas execuções ocorridas no dia 15 de fevereiro, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Pelo menos seis dos denunciados pertenciam a um grupo, sem nomeação, considerado "independente" do PCC, que autorizou a ação.

 

A associação era liderada por Wagner Ferreira da Silva, 32, o Wagninho ou Cabelo Duro, que acumulava posição no alto escalão do PCC enquanto mantinha a própria organização, especializada no tráfico de drogas e armas, roubos e lavagem de dinheiro. Wagner teria planejado e participado diretamente dos crimes. Uma semana após o duplo homicídio, porém, ele foi morto, em suposta queima de arquivo, na entrada de um hotel, no Tatuapé, em São Paulo.

 

Seriam membros do grupo comandado por Wagner, que tinha atuação no Guarujá, em Santos, os paulistas: André Luís da Costa Lopes, o Andrezinho da Baixada; Erick Machado Santos, o Neguinho Rick da Baixada; Ronaldo Pereira da Costa, 33; o piloto Felipe Ramos Morais, 31; além de Jefte Ferreira Santos, 21; e da mineira Maria Jussara da Conceição Ferreira Santos, 45, sendo estes últimos filho e mãe. Todos estiveram no Ceará quando da execução dos traficantes e teriam alguma participação nos crimes.

 

Conforme o documento, as execuções foram motivadas por "divergências internas e disputas de domínio no mercado do tráfico ilícito de entorpecentes". Diante da ordem para matar os comparsas, e almejando ascensão na facção, Wagner movimentou todo o grupo em direção a Fortaleza, onde Gegê e Paca estavam estabelecidos, e atuou com apoio dos cearenses Carlenito Pereira Maltas, 39, Tiago Lourenço de Sá de Lima, 31, e Renato Oliveira Mota, 28.

 

Jussara e Jefte, que teriam a atribuição de cuidar da logística do transporte e lavar o dinheiro da facção de Wagner, e Felipe Morais, que pilotou a aeronave usada no cometimento dos crimes, não foram denunciados pelos homicídios. Na avaliação do MPCE, não havia elementos que comprovassem que os três soubessem da ação premeditada que seria realizada no Ceará.

 

Felipe também contribuiu com as investigações consideradas  determinantes para a elucidação do caso, que posteriormente foram confirmadas com a utilização de imagens das câmeras de segurança do hotel onde o grupo se hospedou, do hangar de onde decolaram, dos radares instalados nas rodovias por onde veículos usados passaram, além de laudos periciais.

 

Segundo a denúncia, ele repassou ainda informações sobre a facção criminosa à qual pertencia, detalhando "hierarquia e divisão de tarefas entre seus integrantes", e disse que sua única função era "pilotar" para o grupo.

 

Quem já havia sido denunciado

 

MANDANTE

 

Gilberto Aparecido dos Santos, paulista, 48, o Fuminho. Foragido com prisão decretada. Denunciado por ordenar os crimes, foi acusado de homicídio, com concurso material e de pessoas, por organização criminosa e por manter uma casa de prostituição.


PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DAS MORTES

 

André Luís da Costa Lopes, o Andrezinho da Baixada, paulista. Foragido com prisão decretada. Foi denunciado por homicídio, com concurso material e de pessoas, e por organização criminosa.

 

Erick Machado Santos, o Neguinho Rick da Baixada, paulista. Foragido com prisão decretada. Foi denunciado por homicídio, com concurso material e de pessoas, por organização criminosa e uso de documento falso.

 

Ronaldo Pereira da Costa, 33, paulista. Foragido com prisão decretada. Foi denunciado por homicídio, com concurso material e de pessoas, e por organização criminosa.

 

Carlenito Pereira Maltas, 39, cearense, conhecido como Carlos ou Ceará. Foragido com prisão decretada. Foi denunciado por homicídio, com concurso material e de pessoas, e por organização criminosa.

 

Tiago Lourenço de Sá de Lima, 31, cearense. Foragido com prisão decretada. Foi denunciado por homicídio, com concurso material e de pessoas, organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.


APOIO LOGÍSTICO E NA FUGA DOS EXECUTORES

 

Renato Oliveira Mota, 28, mato-grossense. Foragido com prisão decretada. Foi denunciado por homicídio, com concurso material e de pessoas, e por organização criminosa.


DENUNCIADOS POR ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA

 

Jefte Ferreira Santos, 21, paulista. Foragido com prisão decretada.

 

Maria Jussara da Conceição Ferreira Santos, 45, mineira. Foragida com prisão decretada.


PILOTO DO HELICÓPTERO USADO NA AÇÃO

 

Felipe Ramos Morais, 31, paulista. Único preso. Está na carceragem da PF em Fortaleza. Denunciado por falsificação de documento público e por integrar organização criminosa. 

 

O que você achou desse conteúdo?