Logo O POVO+
Lagoa da Parangaba terá fiscalização contra despejo de esgoto
CIDADES

Lagoa da Parangaba terá fiscalização contra despejo de esgoto

| Urbanização | Sem obra de despoluição, meta é interromper o depósito de dejetos. Execução de melhorias do entorno da lagoa começou ontem
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Antes mesmo da assinatura da ordem de serviço, realizada na manhã de ontem, a Lagoa da Parangaba já recebia os primeiros serviços de drenagem, limpeza com retirada dos aguapés, de lixo e entulhos e campinagem do entorno, e a montagem do canteiro de obra. O espaço irá receber melhorias de urbanização que devem se estender pelos próximos 12 meses, como prevê a Prefeitura de Fortaleza. 

[SAIBAMAIS] 

Dividida em quatro setores de atuação, a urbanização não conta com um projeto específico de despoluição das águas, mas prevê parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para estudo de fontes de ligações clandestinas de esgotos que lançam dejetos no espelho d'água.

 

Conforme a secretária municipal da Infraestrutura, Manuela Nogueira, a obra foca na urbanização, com requalificação de espaços, como a feira que funciona no local. "Neste momento da obra não tem a despoluição, o tratamento (a água). É uma obra de urbanização. Mas haverá um trabalho em paralelo com a Cagece sobre quais são as casas e os empreendimentos que despejam dejetos irregularmente na lagoa. Seria a descontinuidade da poluição e não a limpeza da lagoa. (A limpeza) está nos planos da Prefeitura, mas não nesse projeto", detalhou ontem.

 

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) apontou que este deve ser o primeiro passo para uma limpeza efetiva da lagoa, que com a urbanização deverá servir de espaço de lazer. O estudo com a Cagece deve, de acordo com o gestor, aferir a qualidade da água, apurar, fiscalizar e barrar que comércios e residências continuem poluindo. A posteriori, as secretarias do meio ambiente da Prefeitura e do Estado devem ser acionadas para que, com as fontes de contaminação combatidas, um processo de limpeza seja elaborado.

 

Para o feirante e morador do entorno Francisco Elidebere, 56, é preciso fazer requalificação da lagoa junto a limpeza o espelho d'água. "Se essa lagoa for realmente reutilizada, com a as águas limpas, seria um bem para as famílias aqui. Com os dejetos que jogam aqui, com a lagoa poluída, eu me pergunto quem traria o filho pra cá".

 

Para o feirante Francisco Gilson de Mesquita, 73, inibir a contaminação já é um grande passo. "Acredito que com eles organizando quem joga irregularmente, basta um inverno (quadra chuvosa) bom e água despolui, renova. Fazer isso antes de um bom inverno é gastar dinheiro à toa".

 

Aos mesmos moldes, priorizando a urbanização, a Lagoa da Maraponga deverá ter processo licitatório iniciado pelo Governo do Estado até setembro e obras iniciadas ainda este ano, antecipa Manuela Nogueira. O prefeito afirmou que, ainda este mês, a Lagoa do São Cristóvão será obra entregue. Em setembro, é a vez da Lagoa da Taperoaba. Há também projeto de recuperação de trecho da Lagoa da Messejana.

O que você achou desse conteúdo?