Logo O POVO+
Fuzis .50 são apreendidos pela primeira vez no Ceará
CIDADES

Fuzis .50 são apreendidos pela primeira vez no Ceará

| ATAQUES A BANCO E CARRO-FORTE | Além das armas de fogo, centenas de munições, dezenas de carregadores e coletes balísticos foram apreendidos pela Polícia. Três homens foram presos
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Dois fuzis calibre .50 foram apreendidos pela primeira vez pela Polícia Civil do Ceará, em operação que investiga organização com atuação interestadual - responsável por crimes contra agências bancárias e carros-fortes. Além das armas de fogo, foram recolhidas centenas de munições calibre 5.56, 7.62 e .50, além de uma pistola .40, dezenas de carregadores e coletes balísticos. Três suspeitos foram presos. Os resultados da ação, realizada no fim da semana passado, foram divulgados ontem pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

 

Antônio Carlos de Sousa, conhecido como "Escobar", Manuel Alves Abelardo, o "Mané", e Erismar Mariz de Oliveira, chamado de "Véio" e "Camilo", foram presos na madrugada de quinta-feira, 9, na zona rural de Aracati (a 147 km de Fortaleza). Na ocasião foram apreendidas duas caminhonetes.

 

Com essas capturas, agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) chegaram a uma segunda propriedade, de difícil acesso, na localidade de Retiro, em Morada Nova (a 169 km de Fortaleza). Conforme o relato policial, os suspeitos no local, que seria utilizado como base por parte da quadrilha, reagiram com tiros e conseguiram fugir. Na fazenda foram localizados mais de 40 kg de material explosivo, outros dois veículos, e os dois fuzis .50.

 

De acordo com o delegado Ricardo Romagnoli, esta é a primeira apreensão desse tipo de armamento realizada no Estado. 

 

"Recebemos informações a respeito de uma organização fortemente armada com atuação interestadual. Há cinco meses iniciamos a investigação para capturá-los", explica, estimando que pelo menos 15 pessoas integrem a quadrilha.

 

Romagnoli relaciona que nos três ataques a carros-fortes no Ceará este ano em Mombaça, São Luís do Curu e Aracati foram encontrados estojos deflagrados de munição .50, sugerindo participação desse grupo em tais crimes. "Um dos coletes apreendidos pertencia à empresa de transporte de valores que atua em outros estados do Nordeste e sofreu ataques a carros-fortes este ano", detalha.

 

Agora, a Perícia Forense investigará a origem das armas, possivelmente estrangeiras. A investigação da DRF se volta para identificação dos demais integrantes da organização criminosa.

 

Dos três presos na zona rural de Aracati, dois têm antecedentes criminais. Erismar Mariz de Oliveira era foragido da Polícia. Havia contra ele um mandado de prisão preventiva, em aberto, por sequestro e associação criminosa em 2006, além de investigação por roubo e homicídios. Ele apresentou documento de identidade falso no momento da detenção. Antônio Carlos de Sousa tem passagem por furto. Manuel Alves não possui registros na Polícia.

 

O trio foi autuado em flagrante por: posse ilegal de arma de fogo; organização criminosa; posse de material explosivo; receptação; e uso de documentos falsos. "No momento em que foram presos, eles admitiram integrar a organização criminosa. Também apontaram o local onde estaria guardado o material apreendido", relata o delegado.

 

FUZIL .50

 

Essa arma, utilizada no ataque a carros de transporte de valores e cargas, foi criada para enfrentar ataques aéreos e tanques de guerra.

 

PODER DE FOGO

 

O fuzil .50 é tido como uma das cinco armas mais poderosas do mundo, sendo capaz de perfurar placa de aço blindado e parede de concreto.

O que você achou desse conteúdo?