Logo O POVO+
Formas de estudar e de relaxar a menos de três meses para o Enem
CIDADES

Formas de estudar e de relaxar a menos de três meses para o Enem

| dicas| Na reta final de preparação para as provas, que serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, a recomendação de educadores é atentar para revisão das disciplinas mais difíceis
Edição Impressa
Tipo Notícia
Formas de estudar e de relaxar a menos de três meses para o Enem

Depois de meses de preparação, estudo e empenho, a reta final para os alunos que se preparam para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inicia. Faltam menos de três meses para as provas e esse período pode fazer diferença no desempenho do estudante. O momento, segundo indicam professores, deve ser de concentração e de revisão.

 

"É manter o foco e verificar as principais dificuldades e motivos de erros ao longo do percurso e buscar a correção", ensina Armênio Vitoriano, professor de Português e coordenador do 3º ano do Colégio Santa Cecília.

 

Fazer uma lista com as principais dificuldades pode ser o começo. Ao longo do percurso de estudos, o aluno percebe quais as disciplinas que não são fáceis para ele. O coordenador confia outra dica: o tempo deve ser dividido, por igual, entre a redação - cuja nota máxima, 1.000, equivale a todas as outras matérias - e aos temas de compreensão mais árdua para o estudante.

 

A redação, como etapa mais temida pelos candidatos, merece atenção especial. A dica do professor Vitoriano é de que ela deve ser treinada em casa o máximo possível e com a ajuda de corretores, que podem ser os serviços online. Alguns sites oferecem a revisão de textos de forma gratuita, mas a maioria cobra pelo serviço.

 

Cristiano Cardoso, supervisor do 3º ano do Colégio Master sede Sul, lembra que ter estudado e saber o conteúdo é importante, mas não é tudo.

 

Descansar, dormir bem e tentar controlar o estresse e a ansiedade ajudam a garantir a saúde física e psicológica na hora da prova.

 

"Pode até parecer um paradoxo, mas é importante estar atento ao descanso. E isso pode fazer a diferença. Sem esquecer de fazer, claro, uma alimentação balanceada, para evitar perrengues", aconselha.

 

Coordenador do Academia Enem - projeto de aulões em fins de semana, desenvolvido pelo Governo do Estado - Fábio Frota é professor de Matemática. A indicação que ele faz é de buscar as provas anteriores do exame, buscar resolvê-las e, à medida em que dúvidas forem surgindo, procurar comentários sobre o conteúdo dos questionamentos. E só parar quando todas as dúvidas foram esclarecidas. "Neste momento, os professores costumam fazer o caminho inverso e, lendo as questões do Enem, explicar as disciplinas", indica.

 

Estudantes da mesma turma de 3º ano na Escola Profissional Miguel Gurgel, na Avenida Washington Soares, os amigos Pedro de Souza, Wesley Barbosa e Mário Rodrigues, os três com 17 anos, estão confiantes com a prova. "Apesar de a gente não ter a possibilidade de ver todo o conteúdo do Enem nos dois primeiros anos do ensino médio, os nossos professores cobram bastante, tiram dúvidas e já estamos iniciando o período de revisões em algumas disciplinas", conta Mário.

 

Dicas

 

Fazer levantamento com as dúvidas de cada um dos conteúdos e, a partir disso, programar a revisão;

 

Cuidar da rotina de alimentação e descanso, além dos estudos;

 

Treinar com provas de anos anteriores;

 

Exercitar redação constantemente.

O canal no Facebook Descomplica, realiza, na terça, 14, às 20h15min, transmissão ao vivo de debate sobre possível tema de redação do Enem: "Os limites do humor no mundo contemporâneo".

O que você achou desse conteúdo?