PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

Dragão do Mar:uma experiência para redesenhar a Cidade

| Experimental | Intervenções temporárias na Praia de Iracema propõem mudança no uso do espaço, reduto de equipamentos culturais

04/08/2018 01:30:00
NULL
NULL (Foto: )
[FOTO1]

Por 15 dias, contados a partir de hoje, o entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, fica mais atrativo para o tráfego de pedestres e menos para o de veículos. Isso porque foi redesenhada experimentalmente pela Prefeitura de Fortaleza uma área de quase 300 metros entre a avenida Pessoa Anta e o cruzamento das avenidas Dom Manuel, Monsenhor Tabosa e Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste). As modificações temporárias seguem modelo experimentado em setembro do ano passado na Cidade 2000.

[SAIBAMAIS] 

Beatriz Rodrigues, coordenadora de Desenho Urbano da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, que presta consultoria para a Prefeitura de Fortaleza, explica que a experiência deve servir tanto para o corpo técnico do Município, que avalia intervenções efetivas na área, a exemplo de uma Área de Trânsito Calmo, como para a população que ocupa o espaço diariamente, que vai poder testar novos usos, sugerir adaptações e avaliar a ideia.

 

Assim como na Cidade 2000, as mudanças são relativamente simples e consistem em pintura de asfalto e instalação de mobiliários urbanos como bancos, mesas, jarros de plantas, paraciclos e estruturas de sombreamento. "A gente faz da melhor forma pra que as pessoas sintam o potencial do espaço e escolham se querem que permaneça", justifica Beatriz.

 

Contudo, para que os pedestres usufruam desses espaços, que compreendem ainda o quadrilátero que contorna o Porto Iracema das Artes, o tráfego de veículos principalmente os pesados deve ser reduzido. Secretário-executivo da Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia afirma que a Prefeitura estuda mudar a rota de caminhões que passam pela rua Almirante Jaceguai, ao lado do Dragão do Mar. Possivelmente, segundo o secretário, esse manejo deve ser feito pela avenida Alberto Nepomuceno.

 

Decisões concretas de mudança do tráfego na região devem, porém, ser tomadas gradativamente. Por enquanto, as intervenções provisórias na Almirante Jaceguai e no entorno do Porto Iracema das Artes, focam no alargamento de calçadas e oferecimento de serviços e programação cultural. Essa ação, por si só, pressiona o tráfego em velocidade menor do que a desempenhada pelos veículos hoje. Em frente ao Órbita Bar, por exemplo, as três faixas que, atualmente, priorizam os carros, vão se tornar uma, apenas. "Naturalmente o carro vai reduzir a velocidade. No quarteirão seguinte, voltam a abrir as faixas. É o desenho urbano induzindo a mudança. Objetivo é testar", pondera Sabóia.

 

Outras propostas de redesenho urbano estão em estudo para o restante da Cidade. Há uma para o Mercado dos Pinhões, no Centro, mas, segundo Beatriz Rodrigues, da Bloomberg, o ideal é levar, também, para zonas periféricas, "nem que seja num espaço menor".

 

Confira programação cultural deste fim de semana no entorno do Dragão do Mar
 

SÁBADO

Inauguração do Cidade da Gente "Dragão do Mar"
Local: Palco Principal
Hora: 16h

Intervenção de Artes Visuais no passeio da Ladeira, entre as árvores
Local: Rua Almirante Jaceguai
Hora: 16h

Ação de Bordado Coletivo
Local: Praça Almirante Saldanha
Hora: 17h

Regional da Quadrilha Junina Filhos do Sertão
Local: Palco Principal
Hora: 20h

DOMINGO

Ciclofaixa de Lazer com distribuição de mudas e exames rápidos de saúde
Local: Rua Almirante Jaceguai
Hora: 7h às 13h

Oficina de Bricolagem (pintura de caixas) para crianças
Local: Praça Almirante Saldanha
Hora: 09h às 11h

Férias na PI com Órbita Bar
Local: Rua Dragão do Mar
Hora: 14h às 22h

Com Figura – Sessão de desenho com modelo vivo
Local: Praça Almirante Saldanha
Hora: 16h30min

Roda de Choro e grupo "Tô só dizendo" e Tarcísio Saldanha
Local: Rua Almirante Jaceguai
Hora: 17h

Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas
Local: Palco Principal
Hora: 18h 

 

Fórum

Skye Duncan, urbanista neozelandesa e diretora da Iniciativa Global de Desenho para Cidades da National Association of City Transportation Officials, estará em Fortaleza na próxima semana para o 3º Fórum do Observatório de Segurança Viária. Ela falará sobre "Cidades para Pessoas".

TAGS