Logo O POVO+
Católicos celebram padroeira de Fortaleza com caminhada
CIDADES

Católicos celebram padroeira de Fortaleza com caminhada

| NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO | Procissão em homenagem à padroeira da Capital tem início no santuário, no bairro Vila Velha, às 14 horas. Em clima de oração, cortejo segue até a Catedral
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A programação da 16ª Caminhada com Maria será realizada neste 15 de agosto a partir do Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, às 14 horas. A procissão segue até a Catedral, no Centro, onde será encerrada com a coroação da padroeira de Fortaleza. O horário previsto para a chegada dos fiéis no local é 19 horas.

 

O tema deste ano é "Caminhamos com Maria, Mãe da Igreja". Segundo o arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, a escolha se deu por conta da orientação do papa Francisco para resgatar o histórico da vida de Maria na celebração litúrgica. 

 

"Reconhecê-la como mãe da Igreja é importante para a comunidade de fé. Só seremos uma sociedade humana harmoniosa se houver laços de maternidade, paternidade e fraternidade entre nós", enfatiza.

 

O início das celebrações ocorre no Santuário Nossa Senhora da Assunção com uma missa ao meio-dia. Depois, às 14 horas, começa a concentração, que será na Ponte do Rio Ceará, já que o santuário não comporta todas as pessoas que normalmente participam da caminhada, aproximadamente dois milhões. Dali, os fiéis saem rumo à Catedral em meio a orações.

 

Durante o percurso, de 12,5 km, haverá a oração do rosário que pode ser acompanhada por um livro preparado pelo arcebispo , a reflexão de trechos da Bíblia e a contemplação do mistério da ascensão da Virgem Maria. Nossa Senhora de Assunção é considerada pelo catolicismo como a mãe de Jesus subida aos céus.

 

O trajeto da romaria começa na avenida Dom Aloísio Lorscheider, segue pela Benu Marcondes e Mozart Pinheiro Lucena, passa pelas avenidas Desembargador Hermes Paraíba, Coronel Carvalho, Radialista José Lima Verde e ruas Estevão de Campos e Peri. A partir daí, trafega por toda a extensão da Leste-Oeste até a Avenida Alberto Nepomuceno, por onde chega até a Catedral Metropolitana de Fortaleza.

 

A AMC disponibilizará 152 agentes, 60 motocicletas, 43 viaturas e 200 cones para auxiliar o trânsito no trajeto. Serão 156 socorristas voluntários e oito ambulâncias. A Polícia Militar estará presente com 138 agentes, 16 motocicletas e duas viaturas ao longo do festejo.

 

Serviço

 

16ª Caminhada com Maria

Quando: Hoje, 15 de agosto

Onde: início no Santuário Nossa Senhora da Assunção (Av. Dom Aloísio Lorscheider, 960 - Vila Velha)

Horário: às 12 horas (missa). Concentração para início da procissão será às 14 horas

 

O QUE FUNCIONA NESTE FERIADO 

 

Postos de combustíveis

 

Conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais do Estado do Ceará (Sindipostos), o funcionamento será normal, das 6 às 20 horas obrigatoriamente. Alguns podem funcionar 24 horas.

 

Supermercados

 

Segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), os estabelecimentos só fecham nos dias 1º de janeiro e 25 de dezembro. O horário de funcionamento depende de cada loja, mas costuma ser entre 6 e 22 horas.

 

BANCOS E CORREIOS

 

Fecham hoje e voltam na quinta-feira, 16.

 

Centro e comércio em geral

 

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Fortaleza (Sindilojas) declarou ponto facultativo. O funcionamento depende de cada lojista.

Metrofor

 

O Metrô de Fortaleza opera normalmente, com exceção do ramal Parangaba-Mucuripe. A Linha Sul funciona das 5h30min às 23 horas e a Linha Oeste, das 5h30min às 20h40min.

 

Postos de saúde

 

Não abrem para atendimento normal em fins de semana e feriados. Exceções são apenas a sala de imunização do posto Paulo Marcelo,  no Centro, e do Messejana, entre as 8h30min e 16h30min

 

Cagece

 

Atuará em regime de plantão para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto. As lojas de atendimento estarão fechadas. Para solicitações: Central de Atendimento (0800.275.0195), aplicativo Cagece Mobile (disponível para Android e iOS) ou www.cagece.com.br.

 

ENEL

 

Haverá plantão na área técnica e no atendimento ao cliente. As lojas de atendimento de Fortaleza estarão fechadas. Para solicitar serviços: www.eneldistribuicao.com.br; pelo Facebook (facebook.com/enelclientesbrasil) ou pela Central de Atendimento (0800 285 0196).

 

Shoppings

 

Funcionamento será normal. O Aldeota e o OFF Outlet têm todas as lojas abertas das 9 às 21 horas. Os demais estão abertos das 10 às 22 horas. Serviços públicos, como Polícia Federal e Detran, estarão fechados.

 

Dragão do Mar

 

O funcionamento será normal.

 

CAMINHADA COM MARIA

 

Trânsito

 

Às 7 horas começa o isolamento no Santuário de Nossa Senhora da Assunção. Bloqueios temporários de tráfego serão realizados durante o percurso da procissão, à medida que o cortejo for avançando.

 

Wellington Cartaxo, chefe do núcleo de operações da AMC, recomenda aos condutores que trafegam pela Leste-Oeste que utilizem vias alternativas, como a Francisco Sá e Sargento Hermínio. 

 

Onde houver bloqueio, os agentes encaminharão a uma rota alternativa.

O que você achou desse conteúdo?