Logo O POVO+
92% dos incêndios em vegetação no CE ocorreram no segundo semestre
CIDADES

92% dos incêndios em vegetação no CE ocorreram no segundo semestre

| 2017| Condições climáticas do período influenciam, mas principal causa é ação humana, afirma Corpo de Bombeiros
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

O término da quadra chuvosa no Estado e os ventos mais fortes fazem com que o segundo semestre do ano seja mais propício à ocorrência de incêndios de grandes proporções. Em 2017, foi na segunda metade do ano que ocorreram 92% (3.797) dos 4.119 casos de incêndio em vegetação atendidos pelo Corpo de Bombeiros.

 

O mês recordista foi outubro, com 877 episódios. A elevação da temperatura e a vegetação mais seca contribuem para o alastramento do fogo, mas, no entanto, a grande causa de princípios de incêndio continua sendo a ação humana, aponta o Corpo de Bombeiros.

 

Na quarta-feira, 15, um incêndio atingiu uma área de cerca de 2 km de extensão da Serra de Itapipoca (a 133 km da Capital). O fogo durou, aproximadamente, sete horas até ser controlado, já na madrugada de ontem. As chamas causavam especial preocupação por atingirem área próxima ao Hospital e Maternidade São Camilo.  Não foram registrados feridos.

 

A capitã Juliany Freire, porta-voz do Corpo de Bombeiros, afirma que a principal suspeita é de que a ação humana tenha dado início ao incêndio. "É muito difícil que um incêndio comece à noite", pontua.  

 

Apesar de queimadas de grandes proporções chamarem mais a atenção, a corporação é acionada todos os dias para ocorrências do gênero.

 

A oficial afirma ainda ser "culturalmente" muito forte no Estado atear fogo em terrenos seja para limpar áreas de plantio ou para dar fim a lixo. Somente ontem, exemplifica, os Bombeiros foram acionados três vezes para debelar chamas em um único terreno baldio localizado no bairro Aldeota. "Não se concebe outra razão (que não o incêndio criminoso)", afirma. "Não são tão comuns incêndios espontâneos".

 

Juliany Freire alerta ser crime causar incêndios. "Mesmo no seu quintal é crime. O ar é um bem comum". O artigo 250 do Código Penal Brasileiro (CPB) prevê pena de até seis anos de prisão para quem causa incêndio que exponha a risco a vida ou o patrimônio alheio. O tempo de prisão pode aumentar em até um terço se o incêndio for causado em mata ou floresta.

 

Este ano, monitoramento via satélite aponta já terem sido registrados 3.946 focos de incêndio no Ceará. O Estado é o 10º no 

País no quesito, conforme o levantamento do Programa Queimadas, 

do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

De acordo com o Perfil dos Municípios Brasileiros em 2017, 42% dos 184 municípios cearenses sofreram com incêndios no ano passado.

 

CRIME

 

Existe a suspeita de que o incêndio da Serra de Itapipoca tenha sido criminoso. O Código Penal Brasileiro prevê prisão de até seis anos a causadores de incêndio. Pena que pode se agravar se for causado em área de mata.

O que você achou desse conteúdo?