Logo O POVO+
Papa Francisco nomeia dois bispos auxiliares para Fortaleza
CIDADES

Papa Francisco nomeia dois bispos auxiliares para Fortaleza

| VATICANO | Novidade anunciada no Jornal L'Osservatore Romano, de Roma, anima a Igreja Católica na Capital. Chegada dos novos bispos deverá ocorrer em outubro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1][FOTO2]

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza contará com o reforço de dois novos bispos auxiliares após nomeação feita, ontem, pelo papa Francisco. Os monsenhores Valdemir dos Santos, 45 anos, e Júlio César de Jesus, 47 anos, auxiliarão o arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, e o já bispo auxiliar dom Rosalvo Cordeiro.


Segundo a assessoria de imprensa, a nomeação dos bispos é resposta a uma solicitação feita há cerca de cinco anos e deverá ser um reforço devido ao tamanho da arquidiocese metropolitana, que conta com 150 paróquias, distribuídas em nove regiões episcopais, localizadas em 31 municípios.


“Recebi (a nomeação) com muita alegria. Conheço a cidade de Fortaleza e sei que tem um povo muito acolhedor, religioso e devoto de São Francisco. É uma grande honra, um grande prazer receber essa notícia”, expressou o padre Júlio César, por telefone.


Atualmente pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Teresina, o presbítero ainda revelou que, apesar de já ter ouvido “murmúrios” sobre sua ascensão ao episcopado, a nomeação foi recebida com surpresa. “Ouvia comentários que poderia acontecer, mas jamais imaginei que fosse para a cidade de Fortaleza”.


O padre Valdemir, que é vigário geral e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, se encontra em viagem de peregrinação ao Santuário de Fátima, em Portugal. À Arquidiocese de Fortaleza, ele afirmou que a notícia “foi uma surpresa”. “Não esperava devido à minha idade, 45 anos, mas acolhi com amor e carinho”, externou.


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudações aos dois novos membros do episcopado brasileiro. Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB definiu a nomeação como um “gesto do papa Francisco que expressa seu zelo pela Igreja no Brasil”.


A apresentação e posse dos novos bispos auxiliares em Fortaleza ainda não tem data confirmada, mas deverá ser no início de outubro, indicou a Arquidiocese de Fortaleza. Antes disso, será realiza a ordenação episcopal do padre Valdemir, no dia 24 de agosto, na capital sergipana. Já o padre Júlio César será ordenado no dia 30 de setembro, em Teresina.

O que você achou desse conteúdo?