Logo O POVO+
Ondas de Leste propiciam dias de chuva em julho no Ceará
CIDADES

Ondas de Leste propiciam dias de chuva em julho no Ceará

Edição Impressa
Tipo Notícia

As chuvas que surpreenderam nos últimos dias são em decorrência dos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOLs), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos (Funceme). As Ondas de Leste, como o fenômeno é conhecido, são formadas por oscilações no campo de pressão e vento, provocando movimentos de ascendência, afirma o meteorologista da Funceme David Ferran. Onde o vento ascende, chove mais, diz ele.


Os DOLs costumam ser formados na Costa da África e se deslocam até a Costa do Brasil, numa região em que atuam ventos alísios. O sistema age, normalmente, na Zona da Mata nordestina, sendo a principal causa de chuvas em cidades como Recife e Natal neste período do ano, explica Ferran.


A intensidade do fenômeno nos últimos dias fez com que o litoral cearense também fosse afetado. No litoral de Fortaleza, chove 33,1 mm no normal de julho. Neste mês, já foi observado um total de 57,5 mm.


Imagens de satélite, feitas às 16 horas de ontem, mostravam quase todo o Ceará coberto por nuvens associadas a um DOL. Por causa disso, a previsão da Funceme para hoje é de possibilidade de chuva em todo o Estado.

O que você achou desse conteúdo?