Logo O POVO+
OAB-CE cobra de André Costa investigações sobre mortes de advogados
CIDADES

OAB-CE cobra de André Costa investigações sobre mortes de advogados

| CRIMES | Entidade enviará petição para que o titular da Secretaria da Segurança acompanhe as investigações dos assassinatos de dois advogados em Caucaia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará deve encaminhar ao titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, o pedido para que ele acompanhe, pessoalmente, as investigações sobre os assassinatos de dois advogados criminalistas este mês. Erivaldo Rodrigues, 55 — também ex-vereador e ex-policial civil —, e Renato Jorge Rocha Bezerra Filho, 35, foram mortos, respectivamente, nos dias 10 e 17 de julho, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A petição deve ser encaminhada ainda hoje ao secretário.


O anúncio do pedido foi feito na manhã de ontem, durante audiência pública sobre a situação dos presídios do Ceará, na sede OAB-CE, no bairro Dionísio Torres, com a presença da secretária da Justiça do Ceará, Socorro França.


Márcio Vitor Albuquerque, presidente da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-CE, informou que outro pedido deve ser encaminhado ao Ministério Público do Ceará (MPCE) para que a instituição fiscalize e acompanhe as investigações dos casos.


Ele não descarta a hipótese de os crimes terem ligação. “O advogado presta um serviço que está previsto numa lei federal. Se houver um atentado sobre a prerrogativa dele, não foi um desafio só a ele.

Desafiou a mim, a você e a todos os advogados criminalistas e a toda a sociedade”, declarou Albuquerque.


As apurações dos casos estão a cargo da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os dois advogados estavam trabalhando na defesa de pessoas que foram acusadas de homicídios.


Erivaldo Rodrigues estava na recepção do próprio escritório, no bairro Novo Pabussu, em Caucaia, quando foi surpreendido por dois homens, que desceram de um carro e atiraram contra ele. Ele morreu na hora. Renato Jorge Rocha Bezerra Filho foi encontrado pela Polícia já morto, com as mãos amarradas e com marcas de tiros pelo corpo, no quintal de um imóvel, no Parque Soledade, também na cidade.


Em nota, a SSPDS informou, por meio da assessoria de comunicação, que as investigações estão em andamento, com o objetivo de apurar informações que levem à autoria dos crimes de morte registrados contra os advogados.


A SSPDS ressaltou ainda que, independente de solicitações feitas por outras entidades, o trabalho de investigação é realizado com celeridade.

O que você achou desse conteúdo?