Logo O POVO+
Fortaleza registra um caso suspeito de sarampo
CIDADES

Fortaleza registra um caso suspeito de sarampo

Edição Impressa
Tipo Notícia

Um caso de suspeita de sarampo foi notificado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Trata-se de uma criança, moradora do bairro Henrique Jorge, que teve contato com um manauara que teve a doença. Em cerca de 20 dias, o diagnóstico deve ser confirmado.


Entretanto, todas as medidas protocolares para a ocorrência de sarampo — bloqueio, varredura e monitoramento — estão sendo tomadas, garante Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS.


Até quarta-feira, 18, o Ministério da Saúde (MS) confirmou 677 casos em todo o País. Apenas 17 não ocorreram em Roraima ou Amazonas.

Ocorridos em Rondônia (1), Rio Grande do Sul (8), Rio de Janeiro (7) e São Paulo (1), esses casos são tratados pelo MS como “importados”, ou seja, proveniente daqueles dois outros estados. Manaus chegou a decretar situação de emergência devido ao surto.


Em 2016, o Brasil havia sido considerado como livre do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).


Na ocasião, todo o continente americano foi declarado destituído da circulação do vírus — foi a primeira região do planeta a receber este título. Em 2017, casos de sarampo foram registrados em apenas quatro países das Américas.


Este ano, 11 países já notificaram à Organização Mundial da Saúde (OMS) ocorrências de sarampo. No mundo, nos quatro primeiros meses deste ano, foram registrados 79.329 casos, segundo a OMS.

Foram apenas 72.047 no mesmo período de 2017. (Com Agência Brasil)

O que você achou desse conteúdo?