Logo O POVO+
Com Praia Acessível, idosos do Lar Torres de Melo tomam banho de mar
CIDADES

Com Praia Acessível, idosos do Lar Torres de Melo tomam banho de mar

| ACESSIBILIDADE | Em cadeira flutuante, conduzida por guarda-vidas, alguns entraram no mar pela primeira vez; outros experimentaram o reencontro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[VIDEO1]

 

[FOTO2] Cerca de 40 idosos residentes do Lar Torres de Melo tiveram uma tarde diferente nessa quinta-feira, 19. Eles foram à Praia de Iracema e, através do projeto Praia Acessível, conduzidos por guarda-vidas em uma cadeira flutuante, puderam resgatar a sensação de tomar um banho de mar.

 

 

Foi o caso do seu José Pereira, de 104 anos, o morador mais velho do Lar. Aproveitou tanto, com tamanha comodidade, que, conta, chegou a cochilar durante o banho. "Gostei. Fazia sempre, adoro água", diz.


Mas o projeto permitiu também, para a dona Lourdinha, de 79 anos, conhecer pela primeira vez o balanço do mar. “Foi bom, eu gostei. Nunca tinha ido por medo de morrer afogada”, conta. Só não gostou de não terem avisado para ela que a água do mar é salgada.


[FOTO1]A tarde foi especial mesmo para quem não quis curtir o mar, como a dona Doninha, 84. Um dia, “quando era nova”, ela quase se afogou durante um banho de rio, levando a mãe dela a proibí-la de entrar na água novamente. “E por que a senhora não vai já que ela não tá vendo?”, provocou Adriana Lacerda, gerente de serviço social do Lar Torres de Melo. “Mas ela tá me vendo de onde ela tá”, devolveu Doninha, irredutível. Sobrou, então, a água de coco e a brisa do mar.

Não foi menos para ela. “Gostei muito”.


Ao todo, 16 idosos tomaram banho de mar. Segundo estima Adriana Lacerda, 90% deles apresentam sinais de demência e a maioria é cadeirante. Estavam há anos sem entrar no mar.

Ao todo, 16 idosos tomaram banho de mar. Segundo estima Adriana Lacerda, 90% deles apresentam sinais de demência e a maioria é cadeirante. Estavam há anos sem entrar no mar.


“A possibilidade que o projeto dá a pessoas que não teriam condições de outra forma de entrar no mar traz uma emoção indescritível. Convivo há 15 anos com eles, a gente sabe da dificuldade que eles passam. Não sabemos quantos deles poderiam voltar em um ano, pode ser a última vez de alguns”, desabafa Adriana, levando lágrimas aos olhos.


Em dois anos, o projeto Praia Acessível, uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Estado, já atendeu mais de 3.500 pessoas com dificuldade de locomoção.

 

Neste período de férias, atende diariamente, das 9 às 13 horas. A iniciativa ainda oferta esteira que leva do calçadão ao mar, banheiros adaptados, vagas exclusivas de estacionamento, espaço para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos.

 

O Praia Acessível também está disponível na Praia do Cumbuco, na barraca Cumbuco Beach.


“É um projeto que tem atendido aos fortalezenses, aos cearenses e também aos turistas. É um diferencial poder ter esse serviço em uma praia central como esta”, afirma o secretário de turismo de Fortaleza, Régis Medeiros, também presente no Happy Day oferecido aos residentes do Lar Torres de Melo.

 

PRAIA ACESSÍVEL


Iniciativa já ajudou mais de 3.500 pessoas com dificuldade de locomoção a entrar no mar. Projeto é uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Estado.

 

DURANTE AS FÉRIAS


Nos meses de julho, dezembro e janeiro, o Praia Acessível funciona diariamente das 9 às 13 horas.

 

SERVIÇO


Praia Acessível


Onde: Praia de Iracema (em frente ao Centro Cultural Belchior) e Praia do Cumbuco (barraca Cumbuco Beach)

Para atender grupos é preciso agendar com antecedência pelo telefone (85) 98682 2164 

O que você achou desse conteúdo?