Logo O POVO+
21 quadrilhas juninas disputam o título estadual no Ceará Junino
CIDADES

21 quadrilhas juninas disputam o título estadual no Ceará Junino

| CEARÁ JUNINO | Quatro grupos da Capital e 17 do Interior se apresentam de hoje até domingo, no estacionamento da Arena Castelão, em festejo que promete resgatar tradições
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A história vai ser contada do fim para o início. Como a celebração do casório, a quadrilha Filhos da Roça, de Crateús, inicia a festa com dança da união entre um casal presente no imaginário sertanejo, Lampião e Maria Bonita. “Vamos falar da morte, mas também da ressurreição da figura dele, de uma pessoa que muito sofreu e que lutou”, conta a presidente da quadrilha, Claudênia Alves, 23. O grupo deve mostrar uma nova história do cangaço no XV Campeonato Estadual de Festejo Ceará Junino, que acontece de hoje até domingo, 22, no estacionamento da Arena Castelão.


Pela primeira vez, a festa sai da Praça Verde, do Centro Dragão do Mar, e vai para o estacionamento do estádio. A premiação é de até R$ 7 mil para a melhor quadrilha entre as 21 concorrentes, selecionadas nas etapas regionais.


A programação deste ano conta com o espaço Mestra Convida.

Nele, durante os quatro dias, a mestra da cultura Maria José Costa Carvalho, a Dona Mazé da Quadrilha, recebe outras pessoas que receberam o título do saber cultural do Estado, para conversas sobre conhecimentos, práticas, histórias e memórias. Ela é a responsável pelo trabalho de danças juninas, com grupos adultos e infantis, com moradores da comunidade da Cigana, em Caucaia — trabalho mantido exclusivamente com as economias de Mazé.


Márcia Araújo, coordenadora de Fomento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), aponta que o estacionamento do Castelão deve se transformar num verdadeiro espaço do Interior do Ceará, seja pela culinária, com barracas de comidas típicas, seja pelos locais para brincadeiras.


Um total de 14 quadrilhas infantis de todo o Estado também está na programação. A Orquestra Sinfônica de Maracanaú vai apresentar músicas de Luiz Gonzaga e de outros intérpretes.


Ícaro Bastos, 29, marcador da quadrilha Arriba, de Várzea Alegre, conta que a apresentação será baseada no livro de Ariano Suassuna, A Pedra do Reino. Às vésperas de completar 15 anos de experiência, a quadrilha da cidade da Região Centro-Sul do Estado existe desde 2004 e conta hoje com 40 pessoas, todas, segundo ele, com muito amor e alegria por celebrar os santos católicos. “Já ficamos na final. Vamos tentar ficar entre as melhores quadrilhas. Esse é o nosso papel”.


SERVIÇO


XV Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino


Onde: Estacionamento da Arena Castelão (avenida Alberto Craveiro, 2901)


Quando: 19 a 22 de julho


Horário: a partir das 18 horas


Acesso gratuito

O que você achou desse conteúdo?