Logo O POVO+
Livro sobre os 90 anos do O POVO será lançado amanhã no FVA
CIDADES

Livro sobre os 90 anos do O POVO será lançado amanhã no FVA

| COMEMORAÇÃO | A edição, que celebra os 90 anos do O POVO, traz a história do jornalismo nessas nove décadas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

As faces e vozes da história, desde 7 de janeiro de 1928, estão compiladas no livro O POVO 90 anos - a história nunca acaba, edição comemorativa das nove décadas do jornal. O lançamento ocorre durante a programação do Festival Vida&Arte, amanhã, 23, no Centro de Eventos do Ceará. A obra, imersa em projeto gráfico-editorial limpo e sincrônico, reconstrói narrativas que determinaram expoentes ao longo do tempo. O conteúdo transcende a ordem cronológica e ajuda a entender o presente e traçar perspectivas para o futuro.

[SAIBAMAIS]

“Descortinar o mundo, vencendo distâncias”, afirmava o primeiro editorial do O POVO em 1928. De acordo com Ana Naddaf, diretora-executiva da Redação, são as reminiscências deste começo que serviram de inspiração para a construção do livro, assim como foi para a marca que celebra os 90 anos do O POVO. “Esta publicação é uma confirmação de que só com o bom jornalismo conseguiremos tratar do mundo que está bem à nossa frente e construir um novo futuro”.


A jornalista Juliana Matos Brito, editora do livro, enfatiza a multiplicidade do conteúdo presente na edição comemorativa. “São assuntos diversos, do cangaço com Lampião e Maria Bonita à chegada do homem à lua. Os anos de ditadura, os planos de econômicos e a recessão, o início da TV no Brasil e no Ceará, a mobilidade urbana, a violência, as vitórias brasileiras na Copa do Mundo de futebol e as derrotas inesquecíveis”, elenca alguns dos assuntos presentes no livro, que é dividido em nove capítulos.


Grandes personagens perpassam pelas inúmeras histórias publicadas pelo O POVO. Do livro comemorativo, Renato Abê, repórter do Vida&Arte e que participou do livro, destaca o “mergulho histórico” feito para a produção dos textos da obra.


Para Renato, o livro reafirma a importância de olhar a história para entender contextos do agora. “A manchete de hoje não está despregada dos conteúdos do ontem e, a partir desse prisma, os 90 anos de história documentados nos ajudam a entender, por exemplo, temas que são destaques em 2018, a exemplo do modo como foi se construindo o serviço de transporte público na Capital ou como a visão do Brasil como ‘país do futebol’ foi arquitetada”, analisa.


Há 29 anos, a cobertura cultural tornou-se mais evidente nas páginas do O POVO com a criação do caderno Vida&Arte, nome dado ao Festival que será realizado a partir desta quinta, 21, no Centro de Evento do Ceará, e segue até domingo, 24. No entanto, desde a década de 1930, teatro e literatura passaram a ter espaço nas páginas do periódico.

 

Do chicote à vírgula. Projetos gráficos-editoriais andam juntos desde a fundação do jornal por Demócrito Rocha, que teve participação popular. Responsável pela concepção gráfica do O POVO 90 anos - a história nunca acaba, Gil Dicelli, editor-executivo do Núcleo de Design Editorial do O POVO, expressa a tentativa de mostrar a história gráfica do jornal desde 1928. “Temos que honrar esse passado para entender o jornal que fazemos dia a dia”.

 

Responsável também pelo novo projeto gráfico do jornal O POVO, Gil qualifica-se como “guardião” desta parte da história. De acordo com ele, o livro e o jornal fazem parte de um todo que se chama O POVO. “Eles conversam e dialogam nas tipografias e cores, mas não é só isso. Não existe projeto gráfico sem projeto editorial. Dessa forma, ambos andam juntos, nascem e se modificam mutuamente”.


Para complementar a edição, o caderno especial 90%2b10 olha para o porvir. O POVO convidou profissionais da área de comunicação para debater a necessidade do jornalismo para entender a conjuntura e o futuro. Além disso, o especial explora as novas práticas, o uso da tecnologia e da coexistência de múltiplos formatos, além de explorar os desafios de fazer uma narrativa jornalística mais relevante. O caderno especial 90 10 será encartado na edição deste domingo, dia 24, no O POVO.


No sábado, antes do lançamento do livro, será realizado, às 10h, o debate sobre como atualizar o jornal impresso na era da Internet, com participação dos jornalistas Vinicius Mota (SP), Ana Naddaf e Guálter George.

 

SERVIÇO


Lançamento da edição O POVO 90 ANOS

Quando: Sábado, 23 de junho — terceiro dia do Festival Vida&Arte

Onde: Auditório Rosiane Limaverde, no Centro de Evento do Ceará

Horário: 11 horas

Festival Vida&Arte

Quando: até 24 de junho

Quanto: R$20 (inteira) R$10 (meia) - válido para toda a programação do dia no evento (o acesso às atrações está sujeito à lotação dos espaços). Ingressos à venda no site festivalvidaearte.com.br e no local. Programação completa: festivalvidaearte.com.br

O que você achou desse conteúdo?