Logo O POVO+
Horto Municipal oferece natureza e diversão para o fim de semana
CIDADES

Horto Municipal oferece natureza e diversão para o fim de semana

| FORTALEZA | Recém reformado, o Horto Florestal Municipal reúne diversas espécies de plantas, espaços para piquenique, atividades de lazer e esportivas. Entrada é gratuita
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Pela primeira vez em boa parte dos seus 52 anos de existência, o Horto Florestal Municipal abre as portas para visitação da comunidade aos fins de semana e feriados. Localizado no Parque Ecológico do Passaré, ao lado do Zoológico Sargento Prata, o espaço recém reformado é uma ótima opção para aliar conhecimento ambiental, diversão e ar puro. Se encantar com a natureza pode ser um programa para crianças, adultos ou idosos. E deve reverberar nas ruas e esquinas de Fortaleza.

[SAIBAMAIS]

É do cultivo de lá que saem as plantas que compõem a deficitária cobertura vegetal da Cidade. Como grande parte das árvores plantadas em canteiros e calçadas não consegue chegar à fase adulta, muitas vezes por falta de cuidado e manutenção, ter um espaço onde jovens saibam quais espécies são nativas, do quê elas precisam e quais efeitos produzem, pode colaborar para um futuro mais verde para a Capital.

 

E se esse aprendizado vier com piquenique, parquinho, trilha para esportes e lazer, sombra e silêncio, melhor ainda. Ismael Silveira, 15, visitou o local com os amigos e as respectivas mães. Eles saíram da cidade de Redenção para conhecer o Horto. “A gente vem de uma cidade com muito barulho, um lugar assim é legal para ter calma. E fora que você pode fazer muita coisa, jogar bola, andar de bicicleta…”, pondera o adolescente.

 

A auxiliar administrativa Helane Sousa, que possui perfil na rede social para indicar lugares de visitação em Fortaleza, disse que sempre tinha vontade de conhecer o espaço. Entretanto, como a visitação só acontecia em dias úteis, ficava inviável. Ela foi ao Horto, fez imagens e conferiu os detalhes. “O que as pessoas mais procuram quando querem passear é segurança. Precisa ter. E eu vejo a falta que faz espaços abertos, para curtir a natureza, onde o visitante se sinta seguro”, afirma.


A ocupação, conforme alguns especialistas, é uma das formas de levar mais segurança a locais públicos. Todos os sábados, o 46º Grupo de Escoteiros Sargento Prata, criado em abril deste ano, se reúne no Horto. De acordo com o chefe do grupo, Francisco Carol, o lugar é apropriado para um dos principais ensinamentos repassados: a vida mateira. “É preciso ter um espaço amplo, com natureza. Porque nossa educação é voltada para isso, para a cidadania, disciplina e a vida ao ar livre”, disse.

 

As plantas do Horto são divididas em quatro setores:

Ornamentais

Medicinais

Frutíferas/Nativas

Palmeiras

300 MUDAS DOADAS POR DIA


Atualmente, são doadas cerca de 300 mudas por dia. Apenas de terça-feira à sexta-feira, de 9 horas ao meio-dia. As espécies doadas são as medicinais e as ornamentais.


PROGRAME-SE


O QUE VOCÊ ENCONTRA NO HORTO


ALGUMAS ATRAÇÕES NATURAIS


> Árvore Paineira (nome científico é Ceiba Speciosa)


> É uma espécie que é originária do Sul, mas que possui uma semelhante, da mesma família, no Ceará. É enorme, com um caule grande, que convida ao abraço. A espécie cearense tem seu tronco mais “barrigudo”, justamente por causa da condição climática. É nessa barriga que se acumula mais água para reserva. Seu fruto possui uma espécie de algodão.


> Árvore Abricó de Macaco (nome científico Couropita Guianensis). A planta tem um fruto, parecida com um coco, que possui extremo odor e pesa de 3 kg a 4 kg. O único animal que consegue comê-lo é o macaco, por isso o nome. A flor, entretanto, é bonita e cheirosa.


ALGUMAS ATRAÇÕES ESTRUTURAIS


> O parquinho tem escorregador, casinha e balanço. Tudo em ótimo estado.


> Tem também um espaço que simula uma pracinha, com bancos e sombra.


> Uma pequena trilha em meio a espécies de árvores bem altas.


> Espaços gramados para piquenique.


> Um caramanchão de madeira que também atrai para encontros

 

 

O que você achou desse conteúdo?