Logo O POVO+
Chuva de pós-estação é registrada em Fortaleza e em 49 municípios
CIDADES

Chuva de pós-estação é registrada em Fortaleza e em 49 municípios

Edição Impressa
Tipo Notícia

A Capital acordou com chuva na manhã de ontem, 18. Fortaleza registrou 4 milímetros entre as 7 horas de domingo e a manhã de ontem. Chuva fraca, mas que pegou de surpresa muita gente por já ter terminado a quadra chuvosa. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o primeiro fim de semana de junho marcou o início da pós-estação no Estado e o fim da quadra chuvosa, que ocorre de fevereiro a maio.


A previsão é de que o período se estenda até meados de julho. Segundo David Ferran, meteorologista da Funceme, a pós-estação chuvosa se caracteriza pelas “ondas de leste”, regiões de instabilidade atmosférica que se propagam pelo oceano e atingem o Ceará, principalmente na faixa litorânea e, eventualmente, no Interior. As chuvas pós-estação também se caracterizam por não serem frequentes.


De ontem para hoje, 50 municípios registraram chuva no Estado. Cascavel, Beberibe e Fortim tiveram os maiores índices pluviométricos, com 38, 31 e 27mm, respectivamente. De sábado para domingo, apenas 5 dos 184 municípios haviam registrado chuva.


Para hoje e amanhã, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva no período da madrugada e início da manhã. À tarde e à noite, ainda segundo a Funceme, nebulosidade variável.


Após o fim da quadra chuvosa, ainda há seis açudes sangrando no Ceará. Os reservatórios ficam em Meruoca, Senador Sá, Moraújo, Itapajé, Palmácia e Maranguape. De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, 25 açudes estão com volume acima de 90% e 83 estão com menos de 30% da capacidade, entre eles, o castanhão, em Alto Santo.

O que você achou desse conteúdo?